Balneário Camboriú pode virar tema de enredo de escola de samba carioca
Salgueiro e prefeitura discutem parceria para eventos na cidade e possibilidade de retratar a “Dubai brasileira” na Sapucaí
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Eventos e oficinas do Salgueiro em BC estão nas conversas iniciais (Foto: Divulgação/Acadêmicos do Salgueiro)
Eventos e oficinas do Salgueiro em BC estão nas conversas iniciais (Foto: Divulgação/Acadêmicos do Salgueiro)
Eventos e oficinas do Salgueiro em BC estão nas conversas iniciais (Foto: Divulgação/Acadêmicos do Salgueiro)
Balneário Camboriú pode virar tema de desfile do carnaval carioca na Marquês de Sapucaí. A diretoria da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro está em conversas com a prefeitura pra uma futura parceria. Ainda não há nada definido, segundo a secretaria de Turismo, mas várias ideias são estudadas.
Continua depois da publicidade
Além da possibilidade de a “Dubai brasileira” ser retratada num samba-enredo da escola, um projeto que seria mais a médio prazo, eventos do Salgueiro poderão rolar na cidade. Os projetos ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Além da possibilidade de a “Dubai brasileira” ser retratada num samba-enredo da escola, um projeto que seria mais a médio prazo, eventos do Salgueiro poderão rolar na cidade. Os projetos vêm sendo discutidos desde o início do ano.
Continua depois da publicidade
A proposta de BC virar tema de samba-enredo não seria pro carnaval do ano que vem, mas em anos seguintes, dependendo de avanço das conversas. Segundo o presidente da escola, André Vaz, informou à colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, para 2026 a escola analisa outras três opções tocadas pelo carnavalesco Jorge Silveira.
André negou que o enredo de BC já estaria pronto, inclusive com o mote de “Dubai brasileira”, apontando que as conversas com a prefeitura estão numa fase de “namoro” e ainda precisam avançar. A situação no momento seria de conhecer e analisar projetos. “O papo que teve foi: fazer o intercâmbio entre Salgueiro e Balneário Camboriú para, com o tempo, amadurecer a ideia”, disse na entrevista.
Continua depois da publicidade
Eventos seriam ponto de partida
Além de BC poder ser homenageada em desfile na Sapucaí, a prefeitura e a escola tratam da programação de eventos do Salgueiro na cidade, ideia que tem chance de se concretizar mais rapidamente. Entre as atividades estão oficinas com integrantes da escola e desfile da bateria do Salgueiro para um “carnaval fora de época” em Balneário.
Também pode rolar uma edição da tradicional Feijoada do Salgueiro, evento com diversas atrações que movimentam a quadra da escola durante o ano.
Ao DIARINHO, o secretário municipal de Turismo, Evandro Neiva, confirmou que os interesses são mútuos entre as partes, mas frisou que as tratativas ainda estão numa fase inicial.
Segundo Evandro, a ideia de BC virar tema de samba-enredo pode avançar a partir da parceria para os eventos do Salgueiro em BC. O interesse do município em aparecer no carnaval carioca existe, mas a proposta, que ainda terá que ser elaborada, seria para um segundo momento. Um dos objetivos é promover a cidade como destino turístico.
Musa do Salgueiro motivou interesse
Influenciadora catarinense Tati Barbieri é a musa do Salgueiro
Continua depois da publicidade
Evandro lembra que as conversas rolam desde a transição de governo. O interesse começou por causa da influenciadora digital Tati Barbieri, musa do Salgueiro que desfilou pela escola nos dois últimos carnavais e que é natural de Blumenau. A proximidade da musa e da cidade com BC atraiu a escola pra região.
“Então, eles [pessoal do Salgueiro] começaram a conhecer bastante a região. Se criou esse vínculo e a gente está conversando”, disse. Segundo o secretário, houve uma “construção”, mas ainda não existe nenhuma proposta. “O carnaval sempre é um ponto importante pra divulgar as coisas, mas tá longe da ideia de comprar um samba-enredo e ficar só por isso”, explicou.
No momento, se discute um “intercâmbio cultural” com o Salgueiro, envolvendo atividades e projetos sociais da escola, como a oficina de percussão. “A ideia é começar a construir uma relação para, de repente, em algum momento, daqui a um ano, dois anos, três anos, partir para um samba-enredo, inclusive contando essa parceria”, informa o secretário.
Os eventos na cidade seriam o pontapé pra parceria avançar. O pessoal da escola já esteve em BC três vezes tratando do tema e agora está prevista uma visita da secretaria aos projetos sociais da escola no Rio de Janeiro. A agenda deve acontecer até junho. De acordo com o secretário, o carnaval da região pode ganhar estímulo com a parceria.
“O carnaval nunca foi algo muito forte, nosso aqui, da região toda. E, de repente uma chancela dessa [com o Salgueiro], alguma coisa nesse sentido, um trabalho desse, possa trazer de volta uma repercussão bacana dentro do nosso carnaval”, avalia.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.