DADOS DO IBGE

SC tem segundo pior índice de arborização do país

Taxa no estado é de 41%, atrás de Sergipe; média nacional é de 66%

Na região da Amfri, só BC superou taxa nacional (Foto: João Batista)
Na região da Amfri, só BC superou taxa nacional (Foto: João Batista)
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria

Santa Catarina é destaque negativo na taxa de arborização urbana, segundo dados do IBGE divulgados na semana passada. O estado teve percentual de 41%, o segundo pior do país, atrás de Sergipe (38,6%) e distante da média nacional, de 66%. A situação não é melhor na região de Itajaí, com média de 42%, onde só Balneário Camboriú superou a taxa nacional, com 71,84%.

Entre as 10 áreas urbanas com as menores taxas de arborização, SC aparece com seis municípios, incluindo a capital Florianópolis. As áreas podem abranger uma cidade isolada ou um grupo ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Entre as 10 áreas urbanas com as menores taxas de arborização, SC aparece com seis municípios, incluindo a capital Florianópolis. As áreas podem abranger uma cidade isolada ou um grupo de cidades da mesma região. A lista é liderada por Brusque, com a pior taxa (22,2%). A região de Tubarão e Laguna vem em terceiro lugar, com taxa de 24,9%. Mais atrás estão São Bento do Sul e Rio Negrinho (31,6%). Com 32,8%, Floripa tem a 4ª pior taxa entre as capitais. Outro destaque negativo pro estado, São José, isoladamente, é o município com mais de 100 mil habitantes com menor percentual (15,1%) de moradores em ruas arborizadas do país. No extremo oposto está Maringá (PR), com 98,6%.

Continua depois da publicidade

No top 10 das mais arborizadas não tem nenhuma cidade de SC. A capital mais arborizada é Campo Grande (MS), com taxa de 91,4%. Entre os estados, Mato Grosso do Sul é único com índice acima de 90% de arborização, alcançando 92,5% de pessoas perto de ruas arborizadas.

 

Avaliação mostra que 34% das pessoas vivem em ruas sem árvores

A pesquisa considerou o percentual de moradores vivendo em trechos de ruas com árvores, com base nos dados do último Censo (2022). A classificação foi feita em três categorias, em trechos de uma a duas árvores, de três a quatro árvores e de cinco ou mais árvores. As cidades mais bem avaliadas são as com mais árvores em cada trecho.

O IBGE analisou mais de 63 milhões de domicílios (69,5% do total) em áreas urbanas, onde moram 174 milhões de pessoas (86% da população). Os dados mostram que, no Brasil, há 58,7 milhões de moradores (33,7%) vivendo em ruas sem arborização, enquanto 114,9 milhões (66%) estão em ruas com árvores por perto.

Analista do IBGE, Maikon Novaes comenta que a pesquisa pode servir pros municípios adotarem práticas de arborização, criando espaços urbanos mais sustentáveis e melhorando a qualidade de vida da população.

“A arborização urbana é essencial para a qualidade de vida nas cidades. Ela contribui para o bem-estar dos habitantes, oferecendo diversos benefícios ambientais, sociais e econômicos. A redução da temperatura é uma consequência importante, diminuindo a incidência de ilhas de calor ao longo do tecido urbano”, destacou.

Além da arborização, a pesquisa analisou outras condições de infraestrutura perto das casas dos brasileiros, como iluminação pública, pavimentação, acessibilidade, transporte, drenagem, ponto de ônibus, calçadas e sinalização.

Continua depois da publicidade

 

BC se salva como destaque na região 

Na região da Amfri, Balneário Camboriú se destacou com taxa de arborização acima da média nacional. O índice foi de 71,84% da população morando em ruas arborizadas. O IBGE listou BC como destaque em sinalização de ciclovias ou ciclofaixas, tendo a melhor taxa do país (14%) entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, ante à média nacional de 1,9%.

Continua depois da publicidade

A cidade conta com arborização e ciclovias nas principais avenidas, entre elas a Atlântica e a Martin Luther. Só na orla são quase mil árvores. Com o projeto de revitalização da praia Central, mais 2,5 mil árvores serão plantadas ao longo da Atlântica. Conforme estudo em 2023, BC tem 11.222 exemplares na arborização urbana, tendo o centro como o local com mais árvores (4174).

Itajaí aparece na pesquisa em 5º lugar na região em arborização das ruas, com taxa de 32%. O percentual ficou abaixo da média da própria área urbana da região, que abrangeu seis cidades na avaliação. Camboriú, com taxa de 45%, superou as médias da região e do estado.

Percentuais de arborização

  • Brasil: 66,56%
  • Santa Catarina: 41,27%
  • Região de Itajaí: 42,81% (Itajaí, BC, Camboriú, Navegantes, Penha, Piçarras, Barra Velha)

 

Continua depois da publicidade

Ranking por cidade da Amfri

  1. Balneário Camboriú: 71,84%
  2. Camboriú: 45,32%
  3. Porto Belo: 38,56%
  4. Bombinhas: 33,48%
  5. Itajaí: 32,51%
  6. Balneário Piçarras: 32,05%
  7. Itapema: 31,9%
  8. Ilhota: 25,28%
  9. Navegantes: 24,82%
  10. Penha: 23,65%
  11.  Luiz Alves: 12,75%

 

Cidades/áreas urbanas com menores percentuais

  • Brusque (SC): 22,2
  • Barbacena (MG): 23,1
  • Tubarão – Laguna (SC): 24,9
  • Alagoinhas (BA): 27,1
  • São Bento do Sul – Rio Negrinho (SC): 31,6
  • Lavras (MG): 32,0
  • Florianópolis (SC): 32,8
  • São Luís (MA): 33
  • Cametá (PA): 34,3
  • Vitória de Santo Antão (PE): 34,8
  • Salvador (BA): 36,5
  • Petrópolis (RJ): 37,6
  • Angra dos Reis (RJ): 37,8
  • São João del Rei (MG): 38,5
  • Conselheiro Lafaiete (MG): 38,6

 






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


⚡🚴 MAIS OPORTUNIDADES! A 99 anunciou que vai trazer motos e bikes elétricas pro Brasil em parceria com ...



Especiais

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

JULGAMENTO DO GOLPE

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

“Nepal já”

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

E agora, Bolsonaro?

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina



Blogs

Exclusivo: Osmar Teixeira deixa o PSD

Blog do JC

Exclusivo: Osmar Teixeira deixa o PSD

Inteligência Artificial redefine papel das academias e profissionais de fitness

A bordo do esporte

Inteligência Artificial redefine papel das academias e profissionais de fitness

🫀 Coração saudável: pequenos hábitos que fazem grande diferença

Espaço Saúde

🫀 Coração saudável: pequenos hábitos que fazem grande diferença



Diz aí

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

AO VIVO

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.