Uma nova frente fria vinda do Rio Grande do Sul chegou a Santa Catarina na tarde desta quarta-feira, trazendo chuva e temporais ao estado até quinta-feira. Os temporais podem ser mais intensos nas regiões do Vale do Itajaí, Litoral Sul, Grande Florianópolis, meio-oeste e na serra catarinense.
Continua depois da publicidade
O Inmet publicou alerta amarelo para o estado, com risco potencial de chuva forte, com volume acumulado de até 50 mm, e rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h em algumas regiões. A formação ...
O Inmet publicou alerta amarelo para o estado, com risco potencial de chuva forte, com volume acumulado de até 50 mm, e rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h em algumas regiões. A formação de um ciclone no Oceano Atlântico aumenta as chances de tempestades com ventania no litoral, com risco de alagamentos e destelhamentos.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil de Itajaí está em situação de monitoramento para a ocorrência de temporais, com fortes rajadas de vento na região, onde também há risco de enxurradas e alagamentos pontuais. Conforme boletim do Laboratório de Climatologia da Univali, a região deve ter a chuva mais volumosa, até 50 mm.
A Defesa Civil do Estado informa que a frente fria já está atuando na fronteira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, avançando pelo estado gaúcho e para Santa Catarina no decorrer desta quarta-feira. A preocupação é para temporais com chuva intensa em curto intervalo de tempo e ventania.
Continua depois da publicidade
“A condição é favorável para chuva intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, trazendo risco moderado para alagamentos, enxurradas pontuais, danos na rede elétrica, destelhamentos e queda de galhos e árvores”, alerta o órgão.
Na quinta-feira, a frente fria se afasta para o mar, mas mantém a condição de chuva em todas as regiões, principalmente na serra e no litoral. Pode chover a qualquer hora do dia, especialmente na madrugada e no fim da tarde.
Fim de semana terá friozinho
Ainda pode chover em Itajaí na sexta-feira, mas a condição de chuva diminui na região e na maior parte do estado com o afastamento da frente fria. As rajadas de vento no litoral se intensificam, podendo chegar a 80 km/h.
O tempo vai melhorar no decorrer da sexta, com abertura de sol e o avanço de uma massa de ar mais frio e seco pelo sul do Brasil.
Será a primeira massa de ar frio do ano em SC. A mudança fará as temperaturas caírem, com máximas de 22 a 28°C e até 25°C na região de Itajaí, ficando mais frio à noite, com mínimas entre 13°C/16°C na região. Nas serra, as mínimas podem ser de 1 a 4°C no amanhecer do sábado e domingo, com chances de geada.