ITAJAÍ

Projeto de regulamentação de patinetes elétricos vai pra câmara em abril

Elaboração das regras está em fase final pela prefeitura

Proposta vai trazer medidas pra garantir segurança no uso dos equipamentos (Foto: João Batista)
Proposta vai trazer medidas pra garantir segurança no uso dos equipamentos (Foto: João Batista)

O projeto pra regulamentação de patinetes elétricos e afins em Itajaí avançou e tem previsão de ser encaminhado pra Câmara de Vereadores até 10 de abril. A proposta tem por base estudo da Coordenadoria de Trânsito (Codetran) pra regulamentar e fiscalizar os equipamentos, incluindo também bicicletas elétricas e ciclomotores. 

Continua depois da publicidade

O município promete medidas inovadoras pra garantir a segurança no uso e circulação dos aparelhos. Na quinta-passada, o chefe da Codetran, Leandro Ferreira, se reuniu com o prefeito Robison Coelho ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O município promete medidas inovadoras pra garantir a segurança no uso e circulação dos aparelhos. Na quinta-passada, o chefe da Codetran, Leandro Ferreira, se reuniu com o prefeito Robison Coelho (PL) e o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Pegorini (PL). O encontro discutiu as propostas e deu início ao projeto de lei, em elaboração pra ser entregue ao legislativo no mês que vem.

Continua depois da publicidade

A regulamentação leva em conta o aumento na circulação dos equipamentos de micromobilidade elétrica na cidade, que tem gerado preocupações quanto ao cumprimento das normas de tráfego e ao impacto na mobilidade urbana. Hoje, muitos ciclomotores, patinetes e bicicletas elétricas circulam sem regulamentação, gerando riscos para condutores, pedestres e motoristas.

“Nosso objetivo é garantir que a nova legislação atenda às necessidades do município, proporcionando mais segurança e organização no trânsito”, afirma Leandro Ferreira.

Continua depois da publicidade

O projeto de lei vem sendo pensado desde o início do ano, após Balneário Camboriú e Itapema também lançarem regulamentação municipal. Em Itajaí, o processo contou com audiência pública em fevereiro, na câmara, onde foram ouvidas sugestões e analisadas experiências de outras cidades.

 

Locais de circulação, velocidade e estacionamento

A regulamentação em Itajaí vai trazer exigências de equipamentos de segurança, definição de áreas específicas para circulação e regras para fiscalização dos veículos. A princípio, a fiscalização ficará a cargo da Codetran, Guarda Municipal e Polícia Militar. 

“[A legislação] vai abranger a questão de onde eles podem transitar, a velocidade, onde eles podem estacionar os veículos, que não seja na calçada, e a proibição do trânsito sobre o passeio público. Então, é mais questão de deslocamento, os locais que podem e não podem, estacionamento e velocidade”, destaca o chefe da Codetran.

As regras vão recair principalmente sobre os equipamentos autopropelidos de mobilidade individual, que são aqueles movidos por conta própria, como os patinetes, bicicletas e monociclos elétricos e os skates motorizados, com velocidade máxima até 32 km/h. 

Para os ciclomotores, com velocidade máxima de 50 km e exigência de CNH ou autorização específica pra conduzir, sendo equiparados às motonetas e motocicletas, Itajaí vai cobrar o uso dos equipamentos de segurança e obediência às regras que as motos já seguem no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os condutores estarão sujeitos às mesmas punições previstas para motociclistas. 

Continua depois da publicidade

 

Fiscalização mais complicada pra equipamentos sem placa

Já para os veículos autopropelidos, ainda se discute quais serão as medidas de fiscalização. “Os autopropelidos, por enquanto, não são passíveis de emplacamento e nem precisa CNH. Então, a gente vai ter que ver como vamos autuar nesse caso, porque não tem como inserir multa sem ter placa e nem CNH”, explica Leandro. 

“É por isso que a gente está demorando um pouquinho pra tentar chegar num consenso de como fazer essa fiscalização”, completa. 

As regras em Itajaí devem considerar a resolução 996/2023, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que trata da circulação dos veículos e define suas características. 

Continua depois da publicidade

Em fevereiro, o Conselho Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Cetran) emitiu parecer com diretrizes para a fiscalização de ciclomotores. O documento foi baseado em ações desenvolvidas em Balneário Camboriú, mas servirá como referência pra todo o estado.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.114


TV DIARINHO


O coronel da reserva da Polícia Militar e atual secretário de Segurança Pública de Balneário Camboriú ...



Especiais

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Memórias apagadas

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

MEIO AMBIENTE

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

CRIME AMBIENTAL

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

POLÍTICA E CINEMA

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

FAIXA DE GAZA

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina



Blogs

Xepa em Brasília

Blog do JC

Xepa em Brasília

🌿 Cuidar da saúde não é gasto, é investimento

Espaço Saúde

🌿 Cuidar da saúde não é gasto, é investimento

Sai tosse com xarope caseiro

Blog da Ale Françoise

Sai tosse com xarope caseiro



Diz aí

"O estacionamento rotativo dá prejuízo para o município"

Diz aí, Evaldo!

"O estacionamento rotativo dá prejuízo para o município"

Secretário Evaldo participa ao vivo do programa Diz aí!

TARDE DE QUINTA

Secretário Evaldo participa ao vivo do programa Diz aí!

"O meu grupo tinha controle e mapeamento de todos os traficantes da região"

Diz aí, Gularte!

"O meu grupo tinha controle e mapeamento de todos os traficantes da região"

PF aposentado de Itajaí participa de entrevista ao vivo

Diz aí desta quarta

PF aposentado de Itajaí participa de entrevista ao vivo

"Não tem a possibilidade de a Wolbachia sair do corpo dos mosquitos"

Diz aí, Gabriel Sylvestre!

"Não tem a possibilidade de a Wolbachia sair do corpo dos mosquitos"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.