ESTRADA DA RAINHA
PM aperta a fiscalização contra o “grau” da molecada das bikes
Polícia fez vídeo com manobras flagradas na descida íngreme da ladeira da Rainha; veja o vídeo
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]



Uma prática arriscada e que está se tornando cada vez mais frequente na Estrada da Rainha, o “grau” dos ziqueiros, tem preocupado a Polícia Militar. Nesta quarta-feira, a PM divulgou um vídeo mostrando diversos flagrantes das manobras perigosas e alguns acidentes causados ao tentar empinar a bicicleta ou descer o morro em apenas uma roda.
Para coibir a prática, que pode terminar mal tanto para o ciclista quanto para os pedestres e motoristas, a PM anunciou que vai intensificar a fiscalização.
Continua depois da publicidade
O foco será nas manobras perigosas feitas por alguns ciclistas, que desafiam as leis de trânsito e aumentam o risco de acidentes graves.
Segundo a polícia, os encontros dos ziqueiros são marcados pela internet, através de grupos de WhatsApp e perfis do Instagram, com centenas de ciclistas se reunindo na Estrada da Rainha nos finais de semana e até durante a noite.
Continua depois da publicidade
A PM alerta que aqueles flagrados fazendo manobras perigosas terão as bikes apreendidas.
Dá um “grau”
O “grau” é uma manobra em que o ciclista empina a bicicleta, deixando apenas uma roda no chão. A manobra traz um alto risco tanto ao ciclista quanto para pedestres e motoristas próximos. Quando feita em locais de grande movimentação pode causar acidentes graves e até fatais.