Tudo ou nada
Marcílio visita o Santa Catarina por vaga na semifinal e na Série D
Duelo de quartas de final rola hoje às 20h30, em Rio do Sul
Anderson Davi [editores@diarinho.com.br]

O confronto entre Santa Catarina e Marcílio Dias nesta terça-feira, às 20h30, em Rio do Sul, pelas quartas de final do Campeonato Catarinense, ganhou peso ainda maior para as duas equipes. Além da vaga nas semifinais do estadual, apenas quem avançar garante vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026. Esta fase é disputada em jogo único e em caso de empate, vai para os pênaltis.
A outra vaga da Série D do ano que vem via Campeonato Catarinense já é do Joinville, que eliminou o Criciúma nos pênaltis no domingo, após o empate em 0 a 0 no Heriberto Hülse. O JEC se garantiu na semifinal para enfrentar a Chapecoense, que venceu o Brusque também nos pênaltis, após o 0 a 0 no Augusto Bauer, no sábado.
Continua depois da publicidade
Sétimo colocado na primeira fase, o Marinheiro terá que desbancar o segundo colocado Santa Catarina, que nunca perdeu uma partida em Rio do Sul. A equipe do Alto Vale sustenta uma invencibilidade de 24 jogos dentro do estádio Alfredo João Krieck, disputando as três divisões do Catarinense nos últimos quatro anos.
Já o técnico Cristian de Souza, do Marinheiro, também tem uma invencibilidade a ser mantida, mesmo que curta. Em três jogos no comando do Marcílio, ele teve duas vitórias e um empate, garantindo a classificação na última rodada da primeira fase. Para o treinador, o fato de apenas o vencedor do confronto garantir a vaga na Série D, botou um ingrediente a mais no jogo desta terça.
Continua depois da publicidade
“Joga uma responsabilidade ainda maior pras duas equipes, porque existia a possibilidade de as duas equipes já chegarem classificadas para a Série D (caso o JEC fosse eliminado). Isso traz um componente emocional e uma pressão pro resultado ser feito. Eu estou muito confiante na nossa equipe, no momento que a gente está vivendo, e confio muito no perfil do nosso grupo. São jogadores acostumados à decisão, basta vocês verem o histórico de cada um, envolvidos em decisões recentes, assim como o clube, em nível estadual nos últimos anos”, avalia o treinador.
Dentro de campo, a principal novidade pode ser o atacante Luan Viana, recuperado de lesão, que pode pintar entre os titulares. Com participação nos dois gols da vitória contra o Figueirense, Levi é outra opção que o treinador tem para iniciar jogando no ataque, ou na função de meia.
Quem avançar de Marcílio e Santa vai enfrentar o vencedor do clássico entre Avaí e Figueirense, que fecha as quartas de finais do Catarinense nesta quarta-feira, às 21h30, na Ressacada.