O Museu Histórico de Itajaí já entrou no clima da folia e antecipou o carnaval com uma exposição repleta de memórias da festança na cidade. A mostra “Sons, cores e fantasias: memórias do carnaval itajaiense” reúne registros que atravessam mais de 130 anos de história.
Continua depois da publicidade
A exposição é uma viagem no tempo, resgatando as raízes e tradições da festa em Itajaí. O público pode reviver momentos marcantes, conhecer personagens emblemáticos e explorar histórias que fazem ...
A exposição é uma viagem no tempo, resgatando as raízes e tradições da festa em Itajaí. O público pode reviver momentos marcantes, conhecer personagens emblemáticos e explorar histórias que fazem parte do DNA carnavalesco do município.
Continua depois da publicidade
Por meio de fotos e objetos, a trajetória da folia na cidade se entrelaça com a de figuras icônicas, como Céia Maravilha, Valdir Ramos, Jorge Brasil e Elizelande Cardoso, que se tornaram símbolos do carnaval peixeiro. “É uma linda homenagem às pessoas que fizeram história em Itajaí”, destacou Anna Carolina Martins, superintendente das fundações.
Para viabilizar a exposição, uma verdadeira força-tarefa foi feita no Arquivo Histórico, com apoio dos servidores do Museu Histórico e do Centro de Documentação, além do historiador Pedro Alves, da museóloga Tayná Castro e estagiários do curso de História da Univali.
Continua depois da publicidade
A linha do tempo do carnaval peixeiro está aberta à visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 13h às 18h30 e aos sábados, das 9h às 13h. O Museu Histórico de Itajaí fica na rua Hercílio Luz, no centro.