Em 30 dias de fiscalização pela operação “Navegue Seguro” da temporada 2024/2025, a delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí fez 963 abordagens, com 91 notificações e uma embarcação apreendida. As equipes de inspeção naval também acompanharam as aulas de escolas náuticas, que treinam pilotos de barcos de esporte e lazer, destacando a necessidade de capacitação e conscientização sobre a navegação segura.
A operação da Marinha do Brasil rola no país inteiro nesta época. O objetivo é reforçar a importâncias das regras de segurança da navegação junto aos condutores e donos de embarcações pra que as atividades de lazer ocorram sem imprevistos ou riscos ...
Continua depois da publicidade
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
A operação da Marinha do Brasil rola no país inteiro nesta época. O objetivo é reforçar a importâncias das regras de segurança da navegação junto aos condutores e donos de embarcações pra que as atividades de lazer ocorram sem imprevistos ou riscos. Na região de Itajaí, a fiscalização é reforçada pela Capitania dos Portos entre dezembro e janeiro, abrangendo 23 cidades, de Barra Velha a Tijucas.
Continua depois da publicidade
As ações da operação começaram em 16 de dezembro e se estenderão até março de 2025, período de maior movimentação náutica devido às férias e à alta temporada. Durante as fiscalizações, as equipes de inspeção naval verificam a documentação dos pilotos e embarcações, incluindo jet skis, inspecionam os equipamentos de segurança e fazem testes de bafômetro pra verificar o uso de álcool pelos condutores.
Balneário Camboriú e Balneário Piçarras, que concentram boa parte da frota náutica da região, estão entre as cidades que receberam as abordagens. Na enseada do Caixa D’Aço, em Porto Belo, conhecida pelas baladas “al mare” nos barcos ancorados, a fiscalização foi conjunta com a Fundação do Meio Ambiente de Porto Belo (Famap). A mesma parceria rolou nas inspeções em Bombinhas, com a Fundação de Amparo ao Meio Ambiente (Famab).
Continua depois da publicidade
“Essas entidades colaboraram em ações de conscientização ambiental, reforçando a importância de práticas náuticas que preservem o ecossistema marinho e os recursos naturais”, destacou a delegacia da capitania dos Portos. Com a operação ainda em andamento, o órgão reforçou o alerta pra que os usuários respeitem as normas pra garantir um verão seguro nas águas da região.