Defesa Civil de Santa Catarina está em alerta para o risco de temporais nesta segunda-feira. As chuvas intensas e pontuais serão provocadas pela formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul, associada ao calor e à umidade do ar.
O risco é considerado alto para Itajaí, Balneário Camboriú e região, além do litoral norte, médio vale do Itajaí, planalto norte, grande Florianópolis e litoral sul. As demais regiões do estado apresentam risco moderado.
Com o calorzão de domingo, havia também chances de temporais isolados ainda durante a noite. Chegaram a cair respingos no final da tarde de domingo, mas não veio a chuva intensa que era esperada. O alerta de pancadões de chuva se mantém para esta segunda.
Tudo porque uma frente fria se forma no RS e deve avançar para Santa Catarina ao longo de segunda-feira, prolongando as condições para temporais. O deslocamento começa pela divisa dos estados e se estende às demais regiões no decorrer do dia.
Apesar do fenômeno ser chamado de “frente fria”, o calorão permanece. Segundo o laboratório de Climatologia da Univali, Itajaí registrou 31°C neste domingo, enquanto no sábado os termômetros chegaram a 33,6°C. Para esta segunda-feira, os termômetros devem chegar a 33°C.
O laboratório de Climatologia da Univali reforça que durante toda a semana haverá períodos alternados de sol e céu encoberto. Há previsão de chuva diária, geralmente à tarde, devido ao aquecimento, com possibilidade de trovoadas ocasionais.
A quinta-feira será o dia mais nublado. Até domingo, não havia previsão de chuvas volumosas como as da semana passada, mas o acompanhamento continuará, alertou o climatologista Sergey Araújo.
Os moradores também devem ficar atentos a possíveis ocorrências, como destelhamentos, quedas de galhos e árvores, alagamentos e danos na rede elétrica.
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.