Luto
Morre o ex-deputado Luiz Antonio Cechinel
Cechinel foi um dos fundadores do PT, vereador e vice-prefeito de Itajaí
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Luiz Antonio Cechinel, de 80 anos, faleceu na quinta-feira deixando um legado na política do Brasil. Ele foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e contribuiu para a organização do partido, além de ter sido deputado federal, vice-prefeito e vereador de Itajaí, e presidente da então Fepevi.
Reconhecido por sua dedicação à política, ao meio ambiente e às causas sociais, ele deixa uma história marcada por conquistas e comprometimento com a sociedade.
O presidente estadual do PT, Décio Lima, lamentou a morte nas redes sociais. “Hoje nos despedimos de Luiz Antônio Cechinel, um grande companheiro, terceiro deputado federal a aderir ao PT, do qual foi um dos fundadores. Ele esteve presente em momentos históricos, como a entrega do registro oficial do nosso partido no TSE, e foi uma figura marcante na construção do PT no Brasil e em Santa Catarina”, escreveu.
Décio foi chefe de gabinete de Cechinel em Brasília. “Sua trajetória é um exemplo de dedicação e compromisso com os valores que nos unem”, escreveu.
A causa da morte foi um câncer. O velório aconteceu no cemitério dos Crisântemos, com a cerimônia de cremação no Athenas Crematório.
Político por natureza
Luiz Antonio nasceu no dia 7 de setembro de 1944, em Urussanga (SC). Filho de Mussolini Cechinel e de Ottila Scotti Cechinel, ele casou com Marinês Passos Cechinel, com quem teve dois filhos.
Ele cursou Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Vale do Itajaí, em 1971. Em Itajaí foi vereador (1967-1970) e vice-Prefeito (1973-1977), pela Arena. No final do último mandato, se filiou ao MDB. Foi presidente da Fundação de Ensino do Polo Geoeducacional do Vale do Itajaí (Fepevi), entre 1973 e 1975.
Nas eleições de 1978, foi eleito deputado federal por Santa Catarina, com 37.330 votos e atuou entre 1979 e 1982. No final de 1979, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores, que ajudou a fundar no Brasil, e durante o mandato participou das Comissões de Constituição e Justiça, Educação e Cultura e Relações Exteriores. Já em 1986, já filiado ao PDT, disputou uma vaga para deputado estadual à Assembleia Legislativa de SC, ficando na suplência.
Luiz Antonio foi sócio da construtora Cechinel, de Balneário Camboriú, fundada por seu pai, mas deixou a empresa há cerca de cinco anos. Atualmente, a construtora segue sob o comando de seus irmãos.