O Campeonato Catarinense de 2025 começa neste sábado, com o duelo entre Joinville e Figueirense, às 16h30, na Arena Joinville. A partida foi escolhida para abrir a competição, enquanto a primeira rodada será disputada na quarta-feira.
JEC e Figueira se reformularam para a temporada. O Joinville apostou na volta do técnico Hemerson Maria, campeão brasileiro da Série B pelo clube em 2015. Já o Figueira contratou o técnico ...
JEC e Figueira se reformularam para a temporada. O Joinville apostou na volta do técnico Hemerson Maria, campeão brasileiro da Série B pelo clube em 2015. Já o Figueira contratou o técnico Thiago Carvalho, que terminou 2024 no comando do Vila Nova (GO). Os dois clubes vivem jejuns de título catarinense. O alvinegro não conquista desde 2018, enquanto o JEC não é campeão desde 2001.
O Catarinense será disputado por 12 clubes, que se enfrentam em turno único na primeira fase. Os oito primeiros colocados se classificam para as quartas de final, já os dois últimos serão rebaixados. As quartas e as semifinais serão disputadas em jogo único, com disputa de pênaltis em caso de empate. Já as finais acontecem em dois jogos.
Além de JEC e Figueirense, também estão na disputa Marcílio Dias, Barra, Avaí, Criciúma, Chapecoense, Brusque, Concórdia, Hercílio Luz, Santa Catarina e Caravaggio.
Marinheiro faz estreia na quarta-feira
A estreia do Marinheiro no Catarinense acontece na próxima quarta-feira, às 20h, contra o Brusque, no Gigantão das Avenidas, em Itajaí.
Na preparação, o Marcílio fez seis jogos-treinos, com três vitórias (contra Marcílio sub-20, Rio Branco-PR e Santa Catarina) e três empates (contra Paraná, Joinville e Operário-PR).
O último jogo-treino antes da estreia foi disputado na quinta, com vitória por 1 a 0 do time de Itajaí em cima do Santa Catarina, no estádio Alfredo João Krieck, em Rio do Sul, que será a casa do Santa Catarina no estadual.
O atacante Gustavo Poffo foi o autor do único gol da partida, quebrando uma série de três jogos-treinos sem marcar.
Mais estaduais
Dos principais estaduais do país, os campeonatos Paranaense e Carioca iniciam neste final de semana. Em Curitiba, o jogo de abertura será o clássico entre Athletico-PR e Paraná Clube, na Ligga Arena, às 16h. Já no Carioca, os quatro grandes jogam no sábado e domingo, mas sem suas equipes principais. Botafogo, Vasco, Flamengo e Fluminense usarão equipes de base, enquanto seus elencos principais iniciam a pré-temporada.