Insights valiosos e muita criatividade marcaram o “Pitch Final” da Startup High School, realizado pelos estudantes do terceirão do Colégio Salesiano de Itajaí. O evento reuniu cinco projetos inovadores, desenvolvidos ao longo de 20 semanas, que foram apresentados a uma banca composta por Thaís T. Cardoso, empreendedora e egressa do Salesiano; Giovane Honorato de Carvalho, diretor executivo do colégio; e Evandro Klappoth, especialista em contabilidade e gestão tributária.
“Achei sensacional! Essa iniciativa é impressionante. Morei no Canadá em 2010 e tinha já esses projetos de bussines e vi pessoas saindo com negócios feitos da escola e ganhando dinheiro ...
“Achei sensacional! Essa iniciativa é impressionante. Morei no Canadá em 2010 e tinha já esses projetos de bussines e vi pessoas saindo com negócios feitos da escola e ganhando dinheiro. Quando me falaram que ia ter no Salesiano, foi sensacional, ver essa iniciativa de jovens fazendo acontecer, projetos incríveis, muito legal”, destaca a egressa Thaís.
A iniciativa inédita, parte do programa NextGen, promovido pela TXM Methods, que tem como objetivo capacitar jovens em empreendedorismo e inovação, oferecendo ferramentas para transformar ideias em negócios reais. Durante o semestre, os estudantes participaram de palestras, oficinas práticas e mentorias que resultaram na apresentação final.
O grande destaque do Pitch Final foi o projeto “Maquiando a Alma”, da aluna Manuela Modro. A proposta inovadora, que alia autoestima e maquiagem, conquistou o primeiro lugar. Como premiação, Manuela recebeu um troféu, conteúdos para as redes sociais, incluindo posts prontos, um mês de serviços gratuitos e descontos nos meses seguintes em um escritório de contabilidade para formalização do negócio, além de uma consultoria para o registro de sua marca.
“A maquiagem sempre foi presente no meu dia, na minha vida. É algo que quando a gente coloca paixão, amor e fé, a gente idealiza. Fiquei muito feliz de ter ganhado e, tenho certeza que, todos os prêmios vão me ajudar”, comemora Manuela.
Os cinco projetos finalistas ganharam ainda seis meses de acesso gratuito à plataforma TXM, com conteúdo exclusivo, mentorias e vídeos para impulsionar suas ideias. A jornada evidenciou o potencial transformador da educação ao unir criatividade, inovação e empreendedorismo, preparando jovens para os desafios do futuro.
“Hoje as empresas querem pessoas que têm pensamento empreendedor para melhorar a própria empresa, esse nosso projeto vem para resolver esse problema, que próprias empresas desejam, mas que também proporcionam oportunidades dos nossos estudantes terem os próprios negócios”, ressalta Fernando Luiz Castro, professor responsável pelo projeto.