ARTIGOS
Um retrato completo: quem é Gabriel Bortoleto, novo piloto brasileiro na F1?
Conteúdo de terceiros [comercial@diarinho.com.br]
Depois de sete temporadas sem emplacar um único piloto na Fórmula 1, o Brasil voltará a ter um representante no grid da principal categoria do automobilismo mundial a partir de 2025. Aos 18 anos de idade, o jovem paulista foi confirmado como titular da Audi/Sauber para a próxima temporada, se tornando o primeiro brasileiro a fazer um calendário completo desde Felipe Massa em 2017.
Atualmente na briga pelo título da Fórmula 2, Bortoleto conseguiu vencer uma concorrência de peso para conquistar uma vaga na F1, sendo cotado como uma grande promessa para o futuro do esporte. Ele será uma das caras novas no paddock, chegando ao lado de outros novatos como Andrea Kimi Antonelli (Mercedes), Oliver Bearman (Haas) e Jack Doohan (Alpine).
Enquanto nenhum deles estreia de fato, a F1 segue pegando fogo em 2024. A temporada está chegando ao fim, mas ainda existem algumas questões em aberto, como a luta pelo campeonato mundial de construtores, cujas cotações estão disponíveis no melhor comparador de odds em tempo real para esportes do Brasil. Equipes como McLaren, Ferrari e Red Bull estão nessa briga e disputarão entre si o título nas últimas corridas do ano.
A carreira de Bortoleto no automobilismo
Mais nova esperança nacional na Fórmula 1, Gabriel Bortoleto iniciou sua trajetória no automobilismo em 2011, aos sete anos de idade, para correr de kart. Já na temporada seguinte obteve seus primeiros resultados de destaques como o título da etapa final do Circuito Paulista, também conhecido como Open do Campeonato Brasileiro. Ele ainda foi vice-campeão estadual e nacional em 2012.
Ainda no Brasil, passou pela Cadete antes de tomar uma importante decisão: mudar para a Europa, onde estão concentradas as principais competições a motor. No Velho Continente, passou por diversas categorias até finalmente começar a competir em carros de fórmula, em 2020.
Sua estreia aconteceu na F4 italiana, terminando a temporada no quinto lugar, com uma vitória e quatro pódios. Nas duas temporadas seguintes, o brasileiro correu na Fórmula Regional Europeia (FRECA), obtendo o 15º lugar no primeiro ano e o sexto posto na classificação final do campeonato de 2022.
A partir daí, o bicampeão mundial de F1 Fernando Alonso entrou na vida de Gabriel Bortoleto, se tornando empresário do piloto paulista por meio de sua agência, a A14 Management. E foi com essa parceria que o brasileiro conseguiu entrar na Fórmula 3, faturando o título como estreante em 2023, tornando-se o primeiro piloto do país a ser campeão na categoria.
Neste ano, Bortoleto faz sua temporada de estreia na Fórmula 2 e lidera o campeonato, restando apenas duas corridas para o fim. Ele pode se tornar apenas o quarto piloto na história a conquistar a F3 e a F2 em anos consecutivos, repetindo ninguém menos do que Charles Leclerc (2016 e 2017), George Russell (2017 e 2018) e Oscar Piastri (2020 e 2021), todos eles hoje ganhadores de corrida na F1, em equipes como Ferrari, Mercedes e McLaren, respectivamente.
O que esperar dele em 2025 na Sauber?
Como em qualquer esporte, o torcedor brasileiro é apaixonado por automobilismo e não via a hora de voltar a ter um representante nas pistas de Fórmula 1. Gabriel Bortoleto surge como essa figura depois de sete anos sem o país ter de fato um piloto titular. Nesse período, nomes como Pietro Fittipaldi (Haas) e Felipe Drugovich (Aston Martin) foram pilotos reservas, sendo que Fittipaldi chegou a fazer duas corridas em 2020, substituindo o francês Romain Grosjean, que sofreu um grave acidente na antepenúltima etapa do campeonato.
No entanto, apesar de Gabriel surgir como uma grande promessa, é necessário ter calma e não criar muitas expectativas com o seu desempenho logo de cara. Além das dificuldades naturais de uma temporada de estreia na F1, o jovem brasileiro terá um dos piores carros do grid à disposição.
Atualmente, a Kick Sauber é a última colocada no campeonato de construtores e única equipe que não marcou um único ponto em toda a temporada. A partir de 2025, o time ganhará o apoio da Audi, o que muitos esperam que seja uma virada de chave no desempenho da escuderia, mas por ser o primeiro ano da nova parceria qualquer mudança deverá ser lenta e gradual.
Portanto, o que se pode esperar de Bortoleto em 2025 é muito trabalho e poucos resultados. O mais importante é que ele consiga derrotar um único adversário: seu companheiro de equipe, o experiente alemão Nico Hulkenberg, que servirá como um termômetro da real performance do brasileiro nesta temporada de estreia. Mais do que isso, o que vier é lucro.