MOBILIDADE ZERO
Trecho do binário da rua Uruguai não terá novas ciclovias
Da rua Brusque até a Heitor Liberato, ciclistas têm que disputar espaço com carros ou pedestres
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Há um mês, a prefeitura de Itajaí anunciou a ampliação da rede cicloviária em 1,7 quilômetro, com um dos trajetos ligando a rua Uruguai à avenida Beira Rio, passando pela avenida Contorno Sul. Após o anúncio, moradores questionaram a falta de continuidade da ciclovia da rua Uruguai, no prolongamento com a rua Alfredo Trompowski, aberta pra implantação do binário com a Umbelino de Brito.
O novo binário funciona desde 2020, mas a ciclovia da rua Uruguai foi só até o trecho da rua Brusque. Deste ponto em diante, os ciclistas não contam com qualquer ciclofaixa até a rua Heitor Liberato, sendo obrigados a usar as calçadas ou a própria rua. O trecho sem faixa para as bikes soma um quilômetro e tem uma grande circulação de ciclistas, já que se trata de uma importante ligação entre o centro e os bairros.
Segundo a secretaria de Urbanismo, a implantação de ciclofaixa no trecho não está prevista porque esbarra na falta de espaço mínimo. “Temos duas faixas de rolamento entre 6/7 metros totais, e poucas vagas de estacionamento que deveriam ser removidas, e ainda partes teriam que ser compartilhadas com a calçada”, justifica o diretor de mobilidade urbana, Samir Cesário Pereira.
De acordo com a legislação, a exigência é que ciclovias unidirecionais (sentido único) tenham, no mínimo, dois metros de largura e as bidirecionais (dois sentidos), ao menos 2,5 metros, mas recomenda-se que que tenham 3,2 metros. Diante da falta de solução, resta aos ciclistas dividirem espaço com os carros, usar as calçadas ou optar por ruas transversais, como a Almirante Barroso, que dispõe de ciclofaixa.
Novas conexões nos bairros e no centro
As novas conexões da malha cicloviária de Itajaí têm prazo pra serem finalizadas. A primeira etapa entre o bairro São Judas e a Contorno Sul já foi entregue. O trajeto vai da rua Jacob Ardigó, passa pelas ruas José Gall e José Testoni até chegar à Contorno Sul. A outra interligação é entre os bairros São Vicente e Barra do Rio, passando pelas ruas Estefano José Vanolli, David Adão Schmitt e Curt Hering.
No centro, a ampliação vai ligar a rua Uruguai, a partir da esquina com a Contorno Sul, à avenida Beira Rio. O trajeto passa pelas ruas Antônio Caetano, Expedicionário Marquetti e Júlio Coutinho, contorna a quadra da Havan, no bairro Fazenda. Para as novas ciclofaixas, foi eliminada parte das vagas de estacionamento. A implantação fará com que Itajaí some rede com 63 quilômetros de ciclovias ou ciclofaixas.