A licitação para o alargamento da praia do Gravatá foi republicada pela prefeitura de Navegantes, na última semana, após ter sido recomendada a suspensão pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em junho. O município abrirá as propostas no dia 21 de janeiro de 2025. O critério de escolha será o menor preço oferecido.
Continua depois da publicidade
O serviço da empresa contratada inclui a alimentação artificial da faixa de areia da praia e a ampliação do molhe, com o objetivo de proteger a infraestrutura costeira, restaurar a faixa ...
O serviço da empresa contratada inclui a alimentação artificial da faixa de areia da praia e a ampliação do molhe, com o objetivo de proteger a infraestrutura costeira, restaurar a faixa de areia e sustentar o novo volume de areia. O prazo de execução da obra é de oito meses.
Continua depois da publicidade
Segundo o município, as obras são necessárias para impedir o avanço do mar em um trecho onde quase já não há mais areia.
Segundo um estudo feito pela prefeitura de Navegantes, o alargamento é uma opção mais barata e viável do que desapropriar imóveis construídos de frente para o mar, o que custaria em torno de R$ 323,4 milhões.
Continua depois da publicidade
Alargamento
Segundo o projeto, a obra envolve um trecho de 2,3 quilômetros da orla, entre a foz do rio Gravatá e o rio das Pedras, aumentando a faixa de areia para 90 metros, e a ampliação do molhe dos atuais 70 para 128 metros. O alargamento da praia de Gravatá vem sendo discutido desde 2021, como medida para resolver a questão das ressacas e erosão costeira. Além disso, o engordamento da faixa irá permitir a criação de espaços de lazer para moradores e turistas e a recuperação da restinga.