A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú será renovada em 47%, em relação aos eleitos em 2020, com a chegada de nove novos parlamentares, incluindo duas mulheres, entre os 19 eleitos neste domingo. A renovação foi maior que a prevista de 31%, com a saída garantida de seis parlamentares, cinco que foram disputar a majoritária e outro que decidiu não disputar a reeleição.
Na nova composição do Legislativo, o PL do candidato derrotado a prefeito Peeter Grando, amplia a representatividade e terá seis cadeiras: Jair Renan Bolsonaro, Guilherme Cardoso, Medeiros, Victor ...
Na nova composição do Legislativo, o PL do candidato derrotado a prefeito Peeter Grando, amplia a representatividade e terá seis cadeiras: Jair Renan Bolsonaro, Guilherme Cardoso, Medeiros, Victor Forte, Kaká Fernandes e Anderson Santos. O filho de ex-presidente Bolsonaro, estreante a cargo eletivo, teve a maior votação, com 3033 votos, seguido de Victor Forte, vereador reeleito, com 2888 votos.
O MDB terá três cadeiras, com os reeleitos Marcelo Achutti e Elizeu Vieira, agora na companhia de Jade Martins. O PRD, com os novatos Mazinho Miranda e Ricardinho da Saúde, e o PSD, com os já conhecidos Cristiano e Bola Pereira, ficarão com duas cadeiras cada. Naifer (Novo), Samir Dawud (Cidadania) e Ciça Müller (PDT), completam a lista de novatos.
Entre os que se reelegeram, mantendo uma vaga dos partidos, estão Eduardo Zanatta (PT), Marquinhos Kurtz (Podemos) e Alessandro Teco (DC). Gelson Rodrigues (Cidadania) decidiu não se candidatar à reeleição após dois mandatos seguidos, mas o partido conseguiu manter uma cadeira. Não se reelegeram Arlindo Cruz (PL), Asinil Medeiros (PL), Omar Tomalih (UB) e Patrick Machado (PDT).
Independentemente do resultado, vão deixar a Casa os vereadores André Meirinho (PP), Juliana Pavan (PSD) e Lucas Gotardo (Novo), que concorreram à prefeitura, e Nilson Probst (MDB) e David LaBarrica (PRD), que disputaram como vice-prefeito. Aldemar Bola Pereira (PSD), que estava no lugar de Juliana Pavan, foi eleito e seguirá no mandato.
O advogado e pesquisador Luiz Fernando Ozawa, que comentou a apuração no DIARINHO, prevê que a prefeita eleita terá dificuldade no governo com a nova composição do Legislativo, mas frisa que isso ainda vai depender do posicionamento político que o PL de Jorginho Mello e o PSD, de João Rodrigues, vão adotar para as eleições de 2026.
“A primeira fotografia é uma fotografia difícil para a prefeita eleita, mas ainda é cedo para avaliar, porque vai depender de qual vai ser o posicionamento político mirando o [pleito de] 2026”, disse, considerando a polarização regional entre as siglas. “Então, isso vai depender, mas num primeiro retrato vai ser um jogo difícil para o Executivo municipal eleito para 2025, porque teve muitos candidatos eleitos com a chapa adversa”, completou.
Câmara de Vereadores Balneário Camboriú
PL
Jair Renan Bolsonaro
Victor Forte
Kaká Fernandes
Guilherme Cardoso
Medeiros
Anderson Santos
MDB
Marcelo Achutti
Elizeu Vieira
Jade Martins
PRD
Mazinho Miranda
Ricardinho da Saúde
PSD
Cristiano
Bola
PT
Eduardo Zanatta
NOVO
Naifer
Cidadania
Samir Dawud
Podemos
Marquinhos Kurtz
DC
Alessandro Teco
PDT
Ciça Müller