A juíza Adriana Lisboa, da Justiça Eleitoral de Balneário Camboriú e Camboriú, determinou, por meio de liminar, que o Facebook retire do ar o perfil @gaecodadepressao acusado de disseminar informações falsas sobre o candidato a prefeito de Camboriú, Edson Piriquito (MDB). A decisão foi publicada na terça-feira.
Continua depois da publicidade
Segundo a representação feita pelo advogado Marcelo Vrenna, o perfil postou, desde o dia 21 de setembro, oito publicações com imagens e vídeos no Instagram. “Com o claro objetivo de atacar ...
Segundo a representação feita pelo advogado Marcelo Vrenna, o perfil postou, desde o dia 21 de setembro, oito publicações com imagens e vídeos no Instagram. “Com o claro objetivo de atacar a imagem de candidatos vinculados à autora, em especial Edson Renato Dias que concorre na chapa majoritária como candidato a prefeito, representando o atual governo, e também Renato Pedro da Conceição Junior (Renatinho JR), que busca uma vaga no legislativo municipal, além de outros”, afirmou o advogado.
Continua depois da publicidade
Vrenna também destacou que o perfil alterou o nome de usuário três vezes. O próprio aplicativo sugere que “o número de vezes que uma conta altera o nome de usuário pode ajudar a identificar se a conta é autêntica ou enganosa”, diz Vrenna.
Com o pedido, a justiça deferiu a liminar, determinando que o Facebook suspendesse imediatamente o perfil mencionado na ação. “Determino, ainda, que o Facebook forneça ao juízo as informações necessárias para a identificação do responsável pelo referido perfil, dentro de 48 horas”, decidiu a magistrada.
Continua depois da publicidade