O caça F-39 Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB), que desembarcou na Portonave na segunda-feira, foi direto para o Aeroporto Internacional de Navegantes. A aeronave, de matrícula FAB 4108, veio de Norrköping, na Suécia, trazida pelo navio Heerengracht, do armador Spliethoff, e atracou no terceiro berço do terminal. A operação de descarga durou cerca de 1h30.
Logo após o desembarque, o caça foi transportado por terra até o aeroporto, em um deslocamento de pouco mais de dois quilômetros, com apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e Navetran ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
Logo após o desembarque, o caça foi transportado por terra até o aeroporto, em um deslocamento de pouco mais de dois quilômetros, com apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e Navetran. Um dos fatores para a escolha da Portonave é justamente a proximidade com o aeroporto.
Agora, o caça passa por procedimentos técnicos para decolagem rumo à Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Entre os preparos estão a instalação do assento ejetável, kit de sobrevivência e abastecimento. A data da decolagem ainda não foi informada.
Modernização da frota
Esse foi o sexto desembarque de caças Gripen F-39. A primeira aeronave chegou à Portonave em 2020, e as outras, em 2022 e 2023. O transporte foi feito na modalidade breakbulk, usada pra grandes mercadorias.
Segundo o coronel aviador Saulo Vinícius Sobreira, da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, a chegada do F-39 Gripen FAB 4108 é mais um passo no fortalecimento da FAB. O caça tem 14 metros de comprimento, 8,6 metros de envergadura, atinge até 2,4 mil km/h e pode voar a mais de 16 mil metros de altitude.