Dona da maior loja de pneus do Brasil aluga navio pra trazer carga da Ásia para Itajaí
Operação da CantuStore reduziu custos e o tempo de viagem, diminuindo gargalos do transporte marítimo
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Navio atracou no dia 7, com 2,6 mil toneladas de pneus para o mercado nacional (Foto: Divulgação/CantuStore)
A CantuStore, de Itajaí, maior importadora e distribuidora brasileira de pneus, fez uma operação inédita no porto de Itajaí. A empresa alugou um navio para trazer direto da Ásia, sem escalas, uma carga de pneus das marcas próprias Speedmax e Gripmaster para atender a demanda no Brasil. Essa foi a primeira vez que uma empresa brasileira de pneus aluga um navio de forma independente como solução logística.
A carga de aproximadamente 2,6 mil toneladas, com cerca de 180 mil itens, chegou no porto no dia 7 de setembro, no cargueiro Chipol Changan. Segundo a empresa, a contratação do navio para ...
A carga de aproximadamente 2,6 mil toneladas, com cerca de 180 mil itens, chegou no porto no dia 7 de setembro, no cargueiro Chipol Changan. Segundo a empresa, a contratação do navio para a reposição de pneus no mercado nacional é medida que reduz o impacto dos preços e prazos sobre o frete internacional, ampliando a competitividade no setor e a oferta das marcas do grupo.
O aluguel do navio também driblou o aumento do tempo na fila de espera para as entregas marítimas provocados por problemas logísticos mundiais. “Com a ação, a CantuStore evitou um gasto de 20% a mais na contratação de uma empresa terceirizada para essa entrega, reduzindo ainda em 25% o tempo de duração da viagem”, destacou a companhia.
Solução eficiente
O diretor de compras internacionais da CantuStore, Andrey Silvino Leandro, explica que providenciar um navio dedicado foi uma solução eficiente para contornar o atual momento em que a escassez de equipamentos e outros desafios globais estão desestabilizando o fluxo internacional de contêineres.
“O contrato foi uma iniciativa para otimizar nossos custos operacionais, reduzir o tempo de trânsito e garantir a disponibilidade de mercadorias para nossos clientes. Esta foi apenas uma das muitas ações que refletem nossa capacidade de adaptação e otimização diante das condições do mercado”, ressalta.
A contratação de um navio também evita repasses ao distribuidor e consumidor final, como aponta o CEO e fundador da CantuStore, Beto Cantu. Ele conta que a decisão de fazer o atracamento e desembarque do navio no porto de Itajaí não foi apenas pela proximidade com o principal centro de distribuição da companhia, mas pela oportunidade de prestigiar a cidade-sede do grupo CantuStore.
“Quando decidimos usar um navio para acelerar o frete, percebemos que poderia ser um dos primeiros desembarques no porto de Itajaí após as melhorias realizadas e tomamos esta decisão para poder movimentar a economia local, fazer o processamento alfandegário e gerar os tributos para a cidade, os empregos para a mão-de-obra portuária de Itajaí”, informou.
200 contêineres chegaram à cidade
A viagem da Ásia para Itajaí sem escalas teve duração aproximada de 45 dias, contra 60 dias de trânsito normal no frete contratado. Foram recebidos 200 contêineres, com 2,6 toneladas mil de pneus e mais de US$ 8 milhões em mercadoria.
A carga é composta por 46 mil pneus de carga, 70 mil de passeio e cinco mil agrícolas, da marca fabricada pelo grupo, a Speedmax, além de cinco mil pneus OTR da recém-adquirida Gripmaster, e mais de três mil rodas e 50 mil câmaras de ar e protetores de pneus.
Segundo Beto Cantu, a carga vai atender algumas demandas reprimidas junto aos distribuidores, mas antecipa também a preparação da empresa para as tradicionais compras de fim de ano, incluindo a Black Friday, que rola em novembro, com ofertas e promoções.
A CantuStore tem mais de 50 lojas pelo país e controla a PneuStore, maior loja de comércio online de pneus do Brasil. A empresa está entre as parceiras previstas de uma das maiores fabricantes mundiais de pneus, a chinesa Sailun Tires, pra construção de uma fábrica da companhia no Brasil. Santa Catarina, Paraíba, Paraná e Pernambuco disputam a unidade.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.