Um novo pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve ser protocolado na próxima segunda-feira no Congresso Nacional. De acordo com o site votosdedeputados.com.br, dos 16 deputados federais de Santa Catarina, 13 já manifestaram apoio ao impeachment. Só um deles, Fabio Schiochet (União Brasil), ainda não definiu seu voto. Outras duas deputadas, Ana Paula Lima e Carla Ayres, ambas do PT, são contrárias ao pedido.
No cenário nacional, a votação está dividida: são 148 votos favoráveis ao impeachment, 272 indecisos e 96 contrários. A pressão contra o ministro intensificou-se após a
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
No cenário nacional, a votação está dividida: são 148 votos favoráveis ao impeachment, 272 indecisos e 96 contrários. A pressão contra o ministro intensificou-se após a suspensão da rede social X (antigo Twitter), do bilionário Elon Musk. A decisão sobre a instauração ou não do pedido de impeachment cabe ao Senado.
Confira a lista dos deputados federais de Santa Catarina que apoiam o impeachment do ministro Alexandre de Moraes:
Caroline de Toni (PL)
Carmen Zanotto (Cidadania)
Cobalchini (MDB)
Darci de Matos (PSD)
Daniel Freitas (PL)
Daniela Reinehr (PL)
Gilson Marques (Novo)
Ismael (PSD)
Jorge Goetten (Republicanos)
Julia Zanatta (PL)
Luiz Fernando Vampiro (MDB)
Pezenti (MDB)
Zé Trovão (PL)
Senadores de Santa Catarina também são a favor
O senador catarinense Jorge Seif (PL) se manifestou a favor do impeachment do ministro através das redes sociais. Seif compartilhou um vídeo de lideranças do Partido Liberal, convocando apoiadores para um ato que está marcado para este sábado na avenida Paulista, em São Paulo.
O senador Esperidião Amin (PP) também declarou apoio ao impeachment. Em uma publicação nas redes sociais, Amin mencionou um manifesto que critica a atuação do ministro. O documento afirma que a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e a inviolabilidade dos mandatos parlamentares estão comprometidas no Brasil.
O senador Beto Martins (PL) também se posicionou favorável ao impeachment e a uma investigação sobre as ações do ministro do STF.
Manifestação em Itajaí
O partido Novo convocou apoiadores de todo o Brasil para manifestações neste 7 de Setembro, em defesa do impeachment de Moraes e da "liberdade de expressão". Em Itajaí, o ato está marcado para às 9h, no início da avenida Beira Rio.
O candidato a prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL), gravou um vídeo convidando a comunidade a comparecer, vestida de verde e amarelo, na Beira Rio. Segundo ele, o convite não se trata de uma convocação para protesto. A assessoria de Robison informou que o convite é para que as pessoas que se opõem à decisão do STF acompanhem o desfile de 7 de Setembro, vestidas com as cores da bandeira do Brasil.