Robison mencionou a suspensão da rede social X (antigo Twitter) por determinação do Supremo Tribunal Federal. A plataforma, que pertence a Elon Musk, descumpriu uma série de ordens judiciais, incluindo o bloqueio de perfis que divulgavam conteúdos antidemocráticos e criminosos, como material pornográfico. A empresa também acumulou multas no país por não cumprir essas determinações, totalizando R$ 18 milhões, mas Robson não gostou da decisão. “Nós não podemos aceitar isso. Amanhã pode ser o Facebook ou o Instagram. A crítica é sempre saudável para a democracia. Se alguém cometer um crime de opinião, que pague por ele. Mas não se pode censurar toda uma rede", opinou Robison.
Assim que o vídeo do candidato a prefeito começou a viralizar nos grupos de WhatsApp, surgiram questionamentos se Robison estaria convocando uma manifestação política para a avenida que será palco do desfile cívico da cidade.
"Não é manifestação"
A assessoria do candidato nega que uma manifestação esteja sendo organizada por Robison ou pela coligação “Itajaí quer Ação”. A equipe afirma que Robison fez um convite para que seus apoiadores compareçam ao desfile de 7 de setembro na Beira Rio vestidos de verde e amarelo. Contudo, não há nenhuma atividade planejada para o dia, como caminhada, ponto de concentração ou encontro político.
O candidato a prefeito Robison Coelho e seu vice, Rubens Angioletti, segundo a assessoria, prestigiarão o evento cívico, marcado para as 9h. O desfile das escolas de Itajaí inicia no Centreventos e termina na rua Tubarão.
Partido da coligação confirma manifestação
Já o Partido Novo de Itajaí, que faz parte da coligação de Robison Coelho e Rubens Angioletti, que reúne os partidos PL, Agir, PP, Federação PSDB/Cidadania e Novo, anunciou uma manifestação às 9h de sábado no monumento Caminho de Sodegaura, no final da avenida Beira Rio, no bairro Fazenda.
O protesto, segundo eles, “é em apoio ao impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes”. O Novo acredita que a suspensão do antigo Twitter, já validada pelo plenário do STF, ameaça à liberdade de expressão. “Este ato é censura e compromete os direitos dos brasileiros”, afirma o partido.
A manifestação será no mesmo dia, horário e local do desfile cívico de Itajaí, mas em trechos diferentes da Beira Rio.
O Novo acusa Alexandre de Moraes de “censura prévia e de ameaçar prender um representante da plataforma”.
A justiça eleitoral de Itajaí ainda não informou se partidos políticos podem convocar manifestações em período eleitoral ou se o ato pode ser considerado irregular.