A cachaça e aguardente de Luiz Alves foram destaques nacionais do Instituto Nacional da Propriedade Industrial na última semana. As bebidas produzidas na “Terra da cachaça” ganharam o reconhecimento da indicação geográfica na categoria “Denominação de Origem”, que garante o caráter de exclusividade do produto. Com isso, Santa Catarina soma nove indicações geográficas.
A conquista do selo valoriza os produtos e indica a procedência que respeita os saberes e modos de fazer dos produtores locais. O registro de uma “Denominação de Origem“ garante que o ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
A conquista do selo valoriza os produtos e indica a procedência que respeita os saberes e modos de fazer dos produtores locais. O registro de uma “Denominação de Origem“ garante que o produto é exclusivo ou está ligado às características do meio geográfico em que está inserido, seja através da natureza ou da ação humana.
O que diferencia a cachaça e a aguardente produzidas em Luiz Alves é a utilização do melado como matéria-prima da fermentação, substituindo o caldo de cana. Os produtores artesanais também utilizam leveduras nativas que não existem em nenhum outro lugar do Brasil.
Outros fatores essenciais são a temperatura amena e o clima temperado e úmido da região, que influenciam na qualidade das bebidas. O clima favorece o envelhecimento das bebidas, reduz a evaporação da água e mantém o teor alcoólico desejado.
A técnica de produção da cachaça e aguardente também é uma experiência familiar, passada de geração para geração. De acordo com a Associação de Produtores de Cachaça Artesanal de Luiz Alves, as primeiras bebidas da cidade foram criadas no século 20, quando a produção de açúcar era uma das principais atividades econômicas do município.
Coisas de Santa Catarina
Uva Goethe,
Banana de Corupá,
Queijo Artesanal Serrano,
Vinhos de Altitude,
Mel de Melato da Bracatinga,
Maçã Fuji de São Joaquim,
Erva-Mate do Planalto Norte Catarinense,
Linguiça Blumenau
Cachaça e Aguardente de Luiz Alves.