MEIA PRAIA
Moradores pedem volta de linha do ônibus
Comunidade tem que andar mais de 20 minutos pra pegar o circular
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]




Os moradores da avenida Radial Leste-Oeste, da Vila Paraná, no bairro Meia Praia, em Navegantes, estão sem transporte público há mais de seis meses. Para conseguir embarcar em um coletivo, a comunidade tem que caminhar 25 minutos até a orla. Além da falta de ônibus, os moradores reclamam da falta de manutenção da rua, que está cheia de buracos e da vala aberta que margeia a Radial.
Os problemas motivaram um abaixo-assinado com mais de 200 assinaturas. A linha de ônibus foi cancelada no final do ano passado, segundo a dona Suzana, moradora há mais de 40 anos do bairro. Desde então, ela e os vizinhos pedem o retorno.
Continua depois da publicidade
Dona Suzana explica que antes o circular entrava no bairro, passando pela Radial. Com a retirada da linha, tanto para ir ou voltar do trabalho os moradores precisam ir até a beira-mar – o que dá cerca de 25 minutos de caminhada. “Já fizemos reclamação na ouvidoria, na Navetran, na Melissa Tur, que faz o transporte na cidade, mas nada é resolvido. Eles falaram que foi o prefeito que mandou tirar”, conta a dona Suzana.
No abaixo-assinado, ela pegou relatos de mulheres grávidas, cadeirantes e trabalhadores que estão sofrendo.
Continua depois da publicidade
Para piorar a situação, a rua está toda esburacada, sem condições de pedalar a bike, ou transitar de carro ou moto. “A gente está lutando para eles voltarem com o ônibus na Radial, para fecharem essa vala aberta e para consertarem os buracos da rua”, contam.
O secretário de Segurança Pública, Joziel José Pereira respondeu, através da assessoria de imprensa, que o município solicitou à empresa Melissatur o retorno da linha. O pedido foi feito para que a retomada da linha da Radial ocorra o mais rápido possível.
A Melissa Tur confirmou que a empresa, junto com a prefeitura, está realizando o estudo e viabilidade para novas adequações junto à linha citada para atendimento à população.
Já a secretaria de Obras informou que num curto prazo não tem previsão de obras de manutenção para a avenida. A secretaria explica que, por se tratar de avenida extensa, muito importante para mobilidade local, exige recurso de grande valor para fazer revitalização. Contudo, existe a intenção de buscar recursos para melhorias.