A jornalista Louise do Nascimento viveu momentos de terror na manhã de quinta-feira ao ver cães das raças pitbull e bull terrier atacarem sua filha de três anos, na praça dos Emancipadores, em frente ao ginásio de Esportes, no centro de Navegantes. A criança levou mordidas no pescoço e no rosto, e a mãe precisou da ajuda da população para tirar os cães de cima dela.
Louise contou que estava caminhando com suas duas filhas, de 2 e 3 anos, na rua Arnaldo Passos, no centro, quando sentou em um banquinho da praça para descansar. “Vieram correndo dois ...
Louise contou que estava caminhando com suas duas filhas, de 2 e 3 anos, na rua Arnaldo Passos, no centro, quando sentou em um banquinho da praça para descansar. “Vieram correndo dois cães em nossa direção. Um deles já começou a andar atrás da minha filha de três anos e a derrubou no chão. Eu tentei tirar de cima dela, e então gritei por socorro”, narrou.
Segundo a mãe, o cão que mordeu sua filha foi o pitbull. Com os gritos desesperados, um casal foi ajudar a família. “Um casal veio ao nosso socorro e conseguiu tirar o cachorro. A minha filha de dois anos nada sofreu, mas a outra teve mordidas no rosto e no pescoço, deixando o moletom que usava coberto de sangue. O casal nos levou até o hospital. Não precisou suturar, mas ela ficou profundamente abalada, chorando desde que foi para o hospital”, contou. “Ela está traumatizada”, lamentra a mãe.
Segundo Louise, os cães teriam fugido de uma casa vizinha do ginásio. A vizinhança contou que não é a primeira vez que os cães escapam. O departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (Daba) apreendeu os cães. Além de acionar a Polícia Militar, Louise registrou o boletim de ocorrência e pretende ingressar na justiça contra o tutor.
Segundo o tenente Morfim, da PM de Navegantes, foram feitas buscas e o dono dos cães foi encontrado e detido. Ele foi levado à Central de Plantão Policial em Itajaí e vai ser acusado de omissão de cautela na guarda de animal e lesão corporal, podendo pegar até oito anos de prisão.
PM vai fiscalizar
O Ministério Público informou que pediu fiança de 10 salários mínimos para que o tutor dos animais responda pelo crime em liberdade.
O MP orientou a PM de Navegantes a agir com máximo rigor para evitar que cães de temperamento agressivo ou de grande porte possam causar uma tragédia na cidade.
Em Santa Catarina, a lei estadual nº 14.204/2007 proíbe a circulação de cães de grande porte ou agressivos em locais públicos, como ruas e praças, e perto de hospitais e escolas. A circulação só é permitida com o uso de guias com enforcador e focinheiras.
20 casos em dois anos
Desde 2023 foram registrados cerca de 20 casos de cachorros agressivos soltos nas ruas de Santa Catarina. As medidas adotadas contra os donos desses animais resultaram em acordos para o pagamento de mais de R$ 20 mil em indenizações para as vítimas, oito denúncias criminais e duas condenações, informou o MP.