O laudo do Instituto Médico Legal (IML) revelou que Henrique Chagas, de 27 anos, morreu durante o procedimento de peeling porque foi intoxicado após inalar fenol. O incidente foi em 3 de junho na clínica Natália Becker, em São Paulo. A esteticista responde em liberdade pela morte.
Continua depois da publicidade
Henrique sofreu uma parada cardiorrespiratória devido a um edema pulmonar agudo causado pela inalação do fenol, conforme relatório da Polícia Técnico-Científica. Esse edema, conhecido como "água ...
Henrique sofreu uma parada cardiorrespiratória devido a um edema pulmonar agudo causado pela inalação do fenol, conforme relatório da Polícia Técnico-Científica. Esse edema, conhecido como "água no pulmão", resulta do acúmulo de líquido nos pulmões, impedindo a troca de oxigênio e levando à parada cardíaca. Henrique também teve hemorragia pulmonar.
Continua depois da publicidade
O que é peeling de fenol?
O peeling de fenol, autorizado no Brasil, trata envelhecimento facial severo e rugas profundas. O fenol provoca uma lesão controlada na pele, queimada e posteriormente regenerada. O procedimento deve ser realizado por profissionais qualificados, o que não foi o caso de Natália Becker. Ela não era médica ou esteticista. Ela tem mais de 200 mil seguidores no Instagram e se apresentava como "especialista em melasma".
Natália havia feito apenas um curso online e aplicava o peeling de fenol desde o final de 2023. A defesa dela alegou que o curso era ministrado por uma farmacêutica.
Continua depois da publicidade
A Associação Nacional dos Esteticistas e Cosmetólogos (Anesco) informou que Natália não pode ser considerada esteticista, pois só fez cursos de micropigmentação, técnica semelhante a tatuagem usada em sobrancelhas e lábios. Segundo a Anesco, esteticistas habilitados e médicos podem realizar peeling de fenol, mas apenas em centros cirúrgicos.