O relatório mensal de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (Ima) atestou que junho terminou com 13 locais impróprios para banho nas praias de seis cidades da região. A pior situação foi em Penha, com cinco dos 11 pontos monitorados poluídos. Os locais são a praia Alegre (dois pontos), Armação (dois pontos) e São Miguel. Em Itajaí, todas as praias estão limpas.
Em Balneário Camboriú, são dois pontos impróprios. Na praia Central, dos 10 trechos monitorados, o do Pontal Norte, junto à foz do rio Marambaia, teve balneabilidade negativa desde maio ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
Em Balneário Camboriú, são dois pontos impróprios. Na praia Central, dos 10 trechos monitorados, o do Pontal Norte, junto à foz do rio Marambaia, teve balneabilidade negativa desde maio. O outro ponto negativado é a lagoa da praia de Taquaras, que tem um problema histórico de poluição ainda não resolvido. As praias agrestes estão todas limpinhas.
O resultado do Ima coincide com os últimos relatórios de balneabilidade da Emasa, divulgados no começo de junho, e aponta para uma melhora em relação ao monitoramento de abril e maio, quando a maioria dos pontos da Praia Central estava imprópria.
Na Costa Esmeralda, Itapema teve dois pontos negativados (rua 113 e rua 205), Bombinhas outros dois (rua Tiriba e canto direito de Bombinhas) e Porto Belo um ponto, na foz do rio Perequezinho. Navegantes completa a lista de pontos impróprios com a poluição na foz do rio Gravatá.
As coletas de amostras de água foram na semana passada, entre os dias 24 e 26. No estado, foram 238 pontos monitorados pelo Ima em mais de 100 praias em 28 cidades. Do total, 171 estão próprios para banho, ou seja, 71,85% das praias. Entre os meses de abril e outubro, o monitoramento é divulgado mensalmente. De novembro a março, o relatório é semanal.
Veja o relatório no site do IMA.