SAÚDE PÚBLICA
Porto Belo ganha UPA 24 horas em parceria público-privada
Estimativa é que 200 pessoas sejam atendidas diariamente
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]

Porto Belo inaugurou nessa sexta-feira a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Com equipamentos modernos e Centro de Diagnóstico por Imagem, a expectativa é de atendimento de 200 pacientes por dia.
A obra custou R$ 9,3 milhões, com aporte de R$ 3,4 milhões do governo de Santa Catarina. O restante foi bancado pelo município, que fez uma parceria público-privada com a construtora Vokkan que viabilizou a obra em troca de uma área institucional dentro do espaço do Vivapark Porto Belo.
São 1.694,63 metros quadrados onde funcionam consultórios médicos e odontológicos, sala de triagem, sala de medicação rápida com 10 poltronas, leitos de observação para adultos e crianças, sala de coleta de exames de emergência, laboratório para exames urgentes, além de salas dedicadas a exames como raio X digital, tomografia, endoscopia, colonoscopia e ultrassonografia.
O novo equipamento pode ser um aliado para ajudar na demanda do Hospital Ruth Cardoso de Balneário Camboriú, que apesar de ser municipal, atende também outras cidades da região.
O governador Jorginho Mello (PL), o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, e a ex-secretária de Saúde e deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) participaram da inauguração.
Junto com a nova UPA 24h, foi inaugurado um Centro de Diagnóstico por Imagem. No local serão oferecidos serviços tanto para pacientes da emergência quanto para aqueles encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde.
Continua depois da publicidade