A segunda-feira foi marcada pela greve dos funcionários da Nauterra, a famos GDC Alimentos de Itajaí. Mais de 200 colaboradores paralisaram as atividades no início desta manhã. Por volta das 17h, parte dos trabalhadores seguia em greve na empresa. Os grevistas alegam que o adicional de insalubridade foi retirado do salário sem as devidas explicações.
Continua depois da publicidade
Os funcionários se reuniram na porta da maior enlatadora de pescados da Améria Latina às 5h. Cartazes com os dizeres “Estamos em greve!” foram levantados pelos trabalhadores. Segundo eles ...
Os funcionários se reuniram na porta da maior enlatadora de pescados da Améria Latina às 5h. Cartazes com os dizeres “Estamos em greve!” foram levantados pelos trabalhadores. Segundo eles, o benefício de insalubridade foi retirado pela empresa arbitrariamente no mês passado.
Continua depois da publicidade

Um dos grevistas contou à reportagem que a empresa cortou o valor do benefício e deu um bônus no vale- alimentação, mas os funcionários não aceitaram.
Continua depois da publicidade
Outra funcionária alega que até o momento não tiveram explicação da empresa, pois não há um canal de negociação.
Outro colaborador conta que colegas, ao receberem o salário de junho, ficaram sem dinheiro para pagar o aluguel, já que o corte da insalubridade afetou diretamente o valor recebido.
Outra colaboradora ainda diz que os trabalhadores vêm enfrentando situações de pressão psicológica e coisas “desagradáveis”. Ela conta que a Nauterra contratou três terceirizadas para realizar uma auditoria em relação à insalubridade e todas deram laudos negativos para atividades insalubres no local. A funcionária acredita que esse resultado não condiz com a realidade.
Em nota, a empresa diz que segue todas as legislações trabalhistas e que a medida foi tomada para aprimorar as condições de trabalho. “A empresa implementou uma série de melhorias em âmbito coletivo, resultando na eliminação e ou neutralização das condições anteriormente consideradas insalubres em determinadas áreas e atividades”, informou.
De acordo com a Nauterra, a empresa introduziu um pacote de melhorias na remuneração dos funcionários sem gerar prejuízo no poder aquisitivo dos colaboradores.