De acordo com o laboratório de Climatologia da Univali, a rajada mais forte de vento registrada na madrugada na região de Itajaí foi de 85 km/h às 5h5 na estação do Porto de Itajaí/Univali. A Defesa Civil está em situação de monitoramento.
Os ventos fortes estão relacionados à formação de um ciclone no oceano, que favorece a condição de rajadas mais fortes no litoral e mar agitado com ressaca, além de maré alta causada pela lua cheia ...
Os ventos fortes estão relacionados à formação de um ciclone no oceano, que favorece a condição de rajadas mais fortes no litoral e mar agitado com ressaca, além de maré alta causada pela lua cheia, com chance de alagamentos costeiros e ribeirinhos nos horários de pico.
O núcleo do ciclone extratropical se formou no sul de Santa Catarina sobre o oceano. O fenômeno que trouxe chuva na segunda-feira provoca os ventos mais intensos que persistem nesta terça-feira, com rajadas acima de 55 km/h na região de Itajaí e de até 90 km/h no litoral sul. Os ventos levaram a frente fria em direção ao sudeste, limpando o tempo no estado.
Nesta terça-feira, uma nova massa de ar frio entrou em Santa Catarina, derrubando as temperaturas e trazendo chance de geada e neve nas regiõe serranas. Nesta terça-feira, a mínima foi de 12,7°C em Camboriú. Em Itajaí, foi de 14,4°C, e, em Navegantes, 15,4°C, segundo o dados do laboratório de Climatologia da Univali.
O frio e o sol devem predominar na região até sábado, com previsão de nevoeiros pela manhã. O tempo volta a ficar encoberto no domingo, com chuva a partir da tarde por causa de uma nova frente fria.
Entre quinta-feira e sábado, as temperaturas ficarão próximas de 0°C ou até podem ser negativas ao amanhecer, com condição de geada, nas áreas altas do Planalto Sul. Na região de Itajaí, as temperaturas mínimas ficarão entre 9/13°C ao longo da semana, com máximas entre 19/23°C. O domingo será um pouco mais quente, com temperaturas entre 15/26°C.