RESGATE INUSITADO
Porca de 140 kg é salva por catarinenses no RS
Voluntários também resgataram 47 pessoas e 81 animais ilhados
Ana Júlia Kamchen [editores@diarinho.com.br]
Voluntários de Santa Catarina protagonizaram um resgate inusitado no Rio Grande do Sul ao salvar uma porca de aproximadamente 140 quilos, que estava presa num curral alagado há cerca de 10 dias, com apenas o pescoço fora d’água. O grupo de 12 pessoas foi formado por bombeiros, socorristas e voluntários de Itajaí, Balneário Camboriú, Palhoça e Itapoá. Eles viajaram em quatro veículos carregados de mantimentos para ajudar no resgate de pessoas e animais ilhados pelas cheias. No total, a equipe resgatou 47 pessoas e 81 animais em Porto Alegre e São Leopoldo.
Após o resgate a porca, batizada de “Vitória”, foi encaminhada para um abrigo. “Quando ela foi localizada nós já estávamos com três cachorros no barco. Ao lado da porca, resgatamos o quarto cãozinho. Fomos até a margem, deixamos os doguinhos e o barco voltou para fazer o resgate da porca”, detalha Jessica Fagundes, socorrista e influenciadora de Itajaí que compartilhou relatos e imagens dos resgates nas redes sociais.
Vitória passou por um veterinário e já foi adotada para viver como pet de estimação em uma chácara, marcando o final feliz de uma jornada de resgate que emocionou voluntários e a comunidade.
Além de Vitória, entre os animais salvos estavam cachorros, gatos, uma galinha e até uma calopsita, durante os resgates feitos pelo grupo entre os dias 13 e 15 de maio, nos bairros Humaitá e Rio Branco, em Porto Alegre, e também em São Leopoldo. Itens como água, roupas e cobertores foram distribuídos em ruas onde pessoas estavam abrigadas em casas de parentes e amigos.
Voluntários catarinenses
De Itajaí, além de Jessica e Teodoro Fagundes, a equipe teve o reforço do também socorrista e empresário Alessandro Nelito Adriano. De Balneário Camboriú, participaram o voluntário Rodolfo e a chef de cozinha Christiane Zoe Gonzaga, de 48 anos. De Palhoça, reforçaram o grupo o bombeiro civil Flávio Roberto de Oliveira, de 37 anos, o empresário Fabrício D’agostin, de 36, a advogada Beatriz Torquato D’agostin, de 26 e o policial militar Maycon Demétrio Paulo Medeiros, de 34. A equipe de Itapoá contou com o bombeiro comunitário Jairo Roberto dos Santos, de 40 anos, os guarda-vidas Wesley Kinczeski, de 24 anos, e Felipe Scuzziato, de 27, e o bombeiro de aeródromo Ariel Barcelos Antonio, de 30.