ICONE
Nokia relança celular “tijolão” pra celebrar 25 anos de clássico
Aparelho foi repaginado, mas mantém design retrô e jogo da “cobrinha”
João Batista [editores@diarinho.com.br]
A HMD Global, empresa que detém a licença pra vender os aparelhos da Nokia, relançou o icônico Nokia 3210, celular que marcou os anos 2000 e que foi apelidado de “tijolão”. O relançamento celebra os 25 anos de estreia no mercado do produto, criado em 1999.
Com a estratégia, a empresa busca atrair os fãs nostálgicos da marca e os usuários que gostam do design retrô. A proposta é também “surfar” na onda dos “dumphones”, que são os celulares mais simples, sem sistemas operacionais complexos, que se contrapõem aos smartphones cheios de funcionalidades e voltados para as redes sociais.
Apesar de retrô, o novo Nokia 3210 traz funções modernas pra se adaptar às mudanças tecnológicas. O aparelho tem conectividade com 4G, bluetooth, acesso ao Youtube e uma bateria de longa duração, de até 9,8 horas. O popular jogo da “cobrinha”, que tornou o aparelho famoso, segue na nova versão.
“Em 1999, o Nokia 3210 original estava conosco enquanto festejamos o novo milênio. Agora, aquele telefone lendário está de volta, combinando um design moderno com uma sensação familiar para uma verdadeira viagem nostálgica”, disse a HMD Global. O aparelho está à venda na Europa por 79 euros, cerca de R$ 485.
Os modelos repaginados estão disponíveis nas cores ouro, preto e azul. O aparelho tem 12,2 centímetros de altura por 5,2 de largura, equipado com uma câmera traseira de 2 megapixels e com armazenamento interno de 128 MB. O aparelho roda com sistema operacional S30+.