Festa do Divino da Matriz de Itajaí tem semana de celebrações
Festividade está completando 33 anos de história em Itajaí. Veja a programação completa
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Ponto alto da festa será no domingo, com missas especiais, coroação do casal imperial e cortejos
(Foto: João Batista)
Ponto alto da festividade será no próximo domingo, com missas especiais, coroação do casal imperial e cortejos (Foto: João Batista)
“Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição: História, Religião e Sociedade em Itajaí” é a obra do historiador Edison D´Ávila (Foto: Fabrício Pitella)
A festa foi introduzida em SC por volta de 1748 (Foto: João Batista)
A Festa do Divino Espírito Santo faz 33 anos de história na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e tem programação especial até o dia 16 de junho em Itajaí. As celebrações começaram no sábado passado, com a Passeata do Divino da igreja Imaculada Conceição até a Matriz. O ponto alto da festividade será no próximo domingo, com missas especiais, coroação do casal imperial e cortejos.
A Festa do Divino é a maior e mais popular manifestação cultural e religiosa do litoral catarinense, celebrada em maio em paróquias como herança da cultura portuguesa e açoriana. As honras ...
A Festa do Divino é a maior e mais popular manifestação cultural e religiosa do litoral catarinense, celebrada em maio em paróquias como herança da cultura portuguesa e açoriana. As honras ao Divino Espírito Santo têm como data de referência o dia 19 de maio, quando é celebrada a solenidade de Pentecostes, ocasião em que Maria e os apóstolos receberam o Espírito Santo.
Itajaí integra o roteiro de celebrações entre 12 cidades de abrangência da Arquidiocese de Florianópolis, incluindo Camboriú, Bombinhas e Porto Belo. A festividade também é tradicional em Penha, Navegantes, Piçarras e Ilhota, que fazem parte da Diocese de Blumenau. Em Itajaí, já houve a festa na paróquia São Vicente, no início do mês. Na paróquia São Cristóvão, a programação vai de 16 a 19 de maio.
Além dos cortejos pelas ruas, a festividade é conhecida pela apresentação das cortes das comunidades, hasteamento de bandeiras e o benzimento dos pães do Divino, tradição que remonta às origens da festa em Portugal. Os casais festeiros são responsáveis por representar a festividade em cada local. Em Itajaí, Eliane Storino Abromovicz e Edson José Abromovicz são o Casal Imperador 2024, que lidera a festa pela Matriz.
A programação da paróquia do Santíssimo Sacramento tem celebrações diárias até o domingo, 19 de maio, quando será anunciado ao Casal Imperador para 2025. A agenda da festa encerra no dia 16 de junho. Haverá Santa Missa, às 18h, com a participação dos casais de 2024 e de 2025, marcando a passagem de uma nova caminhada para o ano que vem.
Festa do Divino vem de 1321
A festa foi criada em 1321 pela rainha Isabel de Aragão, que prometeu ao Espírito Santo peregrinar pelo mundo com uma cópia da coroa e uma pomba caso as desavenças entre o rei Dom Dinis e o príncipe Afonso terminassem. Com o fim do conflito, a festividade teve início e se tornou uma tradição em Portugal e nos países de colonização portuguesa.
Em Santa Catarina, a festa foi introduzida por volta de 1748. O evento é reconhecido como Patrimônio de Natureza Imaterial no estado por seu valor ancestral, histórico e cultural, cuja tradição se espalhou em várias cidades do litoral. Em Penha, a celebração vem desde 1836, quando a cidade ainda era distrito de São Francisco do Sul, chegando à 188ª edição neste ano.
Paróquia lança nova obra das comemorações do bicentenário
A Igreja Matriz lança no dia 26 de maio, às 9h30 e às 18h, o livro “Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição: História, Religião e Sociedade em Itajaí”. A obra do escritor e historiador Edison D’Avila faz parte das comemorações do bicentenário da paróquia e traz a história da primeira associação leiga e comunitária da cidade. A obra faz parte das comemorações do bicentenário da paróquia e traz a história da primeira associação leiga e comunitária da cidade.
A Irmandade do Santíssimo Sacramento, fundada em 8 de dezembro de 1830, é o movimento mais antigo da igreja católica em Itajaí. O lançamento do livro será após as missas na Igreja Matriz, numa organização da paróquia e da comissão do bicentenário. Outros livros já foram lançados para a coleção do bicentenário da igreja.
As comemorações vêm desde 2023 e se estendem ao longo deste ano. A paróquia do Santíssimo Sacramento foi a primeira instituição oficialmente fundada em Itajaí. Depois de ser erguida pelos moradores em 1823, a capela foi elevada à condição de curato no dia 31 de março de 1824, data que marca no nascimento da então Vila do Santíssimo Sacramento de Itajaí, com a produção do primeiro documento legal referente à ocupação do território que hoje é Itajaí.
Celebrações
Itajaí - Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento
Dia 14 de maio (terça-feira) - 19h30
Santa Missa: ‘‘Dom da Sabedoria’’
Celebrante: Pe. Rodrigo Laufer.
Dia 15 de maio (quarta-Feira) - 19h30
Santa Missa: ‘‘Dom da Fortaleza’’
Celebrante: Pe. Clovis Martins
Dia 15 de maio (quinta-feira) – 19h30
Santa Missa: “Dom da Ciência”
Celebrante: Pe. Eduardo Bastos
Dia 17 de maio (sexta-Feira) - 19h30
Santa Missa: ‘‘Dom da Piedade e Temor de Deus’’
Celebrante: Pe. Nelvi Jorge Ceolin
Dia 18 de maio (sábado) - 19h30
Santa Missa
Celebrante: Pe. David Antônio Coelho
Concentração do Cortejo do Divino em frente ao Museu Histórico de Itajaí, com saída às 19h em direção à Igreja Matriz.
Dia 19 de maio (domingo) - 9h30
Santa Missa
Missa de Coroação do Casal Imperador
Celebrante: Pe. Eder Claudio Celva
Cortejo do Divino, com participação da Banda Filarmônica de Itajaí.
Saída às 8h45 da Igreja Imaculada Conceição em direção à Igreja Matriz.
Dia 19 de maio (domingo) - 18h
Santa Missa
Anúncio do Casal Imperador de 2025
Celebrante: Pe. Eder Claudio Celva
Participação do Cortejo do Divino
Dia 16 de junho (domingo) - 18h
Santa Missa
Participação do Casal Imperador 2024, com aposição da fita na Bandeira-Mãe, e do Casal Imperador 2025
REGIÃO
Bombinhas:
Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Sertãozinho – de 17 a 19 de maio
Capela Nossa Senhora dos Navegantes, centro – de 24 a 27 de maio
Camboriú:
Paróquia Divino Espírito Santo, centro – de 18 a 20 de maio
Porto Belo:
Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, centro – de 30 de maio a 2 de junho
Penha e Baln. Piçarras:
Paróquia Nossa Senhora da Penha, centro – de 8 a 20 de maio
Tríduo Festivo – de 18 a 20 de maio
Navegantes:
Santuário Nossa Senhora dos Navegantes – de 19 a 26 de maio
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.