O projeto de lei que oficializa Itajaí como cidade membro da Rota Turística do Tiro em Santa Catarina foi aprovado na sessão itinerante da Assembleia Legislativa realizada em Blumenau, na última semana. O projeto é do deputado Ivan Naatz (PL) e agora segue para sanção do governador Jorginho Mello (PL).
A inclusão da cidade foi uma sugestão do vereador Beto Cunha (Republicanos), que então entrou em contato com o deputado. Cunha cita que levou em consideração os clubes de tiro antigos ...
A inclusão da cidade foi uma sugestão do vereador Beto Cunha (Republicanos), que então entrou em contato com o deputado. Cunha cita que levou em consideração os clubes de tiro antigos de Itajaí, a geração de empregos, e “por estarmos engajados na causa de conseguir a aprovação da lei que dá autonomia aos clubes de tiro para funcionamento aqui na cidade”.
Naatz acredita que a inclusão de Itajaí vai potencializar o alcance da rota, incentivando a movimentação turística e econômica. Segundo o deputado, Itajaí conta com um número expressivo de clubes que, além de estimular a prática segura e legal do esporte, “formam, com responsabilidade, cidadãos e profissionais para o manuseio de armas de fogo”.
A Rota Turística do Tiro virou lei em agosto de 2022, com objetivo de divulgar os clubes e escolas de tiro do estado e os eventos e pontos turísticos das cidades que integram o roteiro.
A rota também surgiu com o intuito de fortalecer, ampliar e desenvolver as atividades nos clubes e escolas de tiro como fonte de geração de emprego e renda.
Fazem parte da rota Jaraguá do Sul – considerada capital nacional dos atiradores, Araquari, Joinville, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Porto União, Caçador, Irani, Xanxerê, Campo Erê, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Palmitos, Chapecó, Concórdia, Campos Novos, Curitibanos, Lages, Rio do Sul, Timbó, Pomerode, Blumenau, Balneário Camboriú, Brusque, São José, Florianópolis, Tubarão, Criciúma e agora Itajaí.