Mais segurança

Viagens de pets em aviões terão que ser monitoradas pelas empresas

Proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados e aguarda análise do Senado

Caso Joca motiva novas regras pro transporte de pets em aviões  
 (Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom - Agência Brasil)
Caso Joca motiva novas regras pro transporte de pets em aviões (Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom - Agência Brasil)

A Câmara dos Deputados aprovou na semana passada novas regras para o transporte de animais de estimação em aviões. A proposta prevê, entre outras medidas, que as empresas sejam obrigadas a oferecer o serviço de rastreamento dos pets. O monitoramento deverá ser feito durante toda a viagem, até a entrega do pet ao tutor.

O projeto foi votado após a repercussão do caso Joca, um cachorro da raça golden retriever que morreu no transporte feito pela Gollog, do grupo  Gol. O animal foi embarcado em Guarulhos ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O projeto foi votado após a repercussão do caso Joca, um cachorro da raça golden retriever que morreu no transporte feito pela Gollog, do grupo  Gol. O animal foi embarcado em Guarulhos (SP) e deveria ir pra Sinop (MT), mas foi levado para Fortaleza (CE). O pet acabou sendo mandado de volta pra Guarulhos, onde se constatou a morte, em 22 de abril.

Continua depois da publicidade

Segundo o tutor do animal, João Fantazzini, o veterinário tinha dado um atestado de que Joca suportaria uma viagem de duas horas e meia. Com o erro da empresa, o pet ficou quase oito horas dentro do avião.

A proposta para o rastreamento dos animais é do deputado federal Fred Costa (PRD-MG) e vale para cães e gatos. O rastreamento se configurará num contrato acessório oferecido pela empresa, mas o serviço poderá ser feito pelo próprio tutor do animal. O projeto prevê, ainda, que os pets sejam transportados na cabine do avião, em condições confortáveis e de segurança aos animais e passageiros. 

As empresas que oferecem o serviço ficam obrigadas a bancar o rastreamento dos animais no transporte. A empresa poderá  negar fazer o transporte em caso de risco à saúde do animal e de restrições operacionais.

De acordo com a proposta, os aeroportos com operação de mais de 600 mil passageiros por ano serão obrigados a dispor de médico veterinário para acompanhar os procedimentos de embarque, acomodação e desembarque dos animais. O profissional vai checar as regras previstas na lei.

O texto aprovado na Câmara dos Deputados agora vai passar pela análise do Senado Federal. Se a proposta virar lei, ela deverá ser regulamentada pelo executivo em 120 dias após a sanção.

Nesta terça, a Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados fez uma audiência pública sobre a regulamentações mais rigorosas pra evitar casos como o do Joca. Representantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Ministério do Meio Ambiente, especialistas e ativistas da causa animal, além do tutor de Joca, foram convidados pro debate.

Mais regras em discussão

O caso Joca também motivou outras propostas com novas regras para o transporte de pets em aviões que ainda em discussão na Câmara dos Deputados e também no Senado. A deputada federal Rosângela Reis (PL-MG), apresentou projeto pra responsabilizar as empresas por maus-tratos ou morte de animais durante o transporte.

Continua depois da publicidade

A proposta muda a Lei dos Crimes Ambientais. No caso de comprovação de maus-tratos, a empresa pode levar multa a partir de R$ 50 mil. Em caso de morte por negligência da companhia haveria multas a partir de R$ 100 mil. A ideia foi juntada à outra proposta do deputado Fred Costa, sobre o transporte de animais em voos domésticos.

O conjunto de regras trata das condições de transporte de pets nas cabines de passageiros e no compartimento de cargas e das especificações e uso das caixas de transporte. O projeto responsabiliza as empresas pelo transporte, obrigando as companhias a garantir o bem-estar pelo tempo que o pet estiver sob sua guarda. A proposta tramita em regime de urgência e aguarda votação na Comissão de Meio Ambiente.

No Senado, novas regras também são discutidas. O senador Randolfe Rodrigues (sem partido), quer definir condições e critérios mínimos para o manejo de pets não só de transporte aéreo, mas também de viagens de ônibus e barcos.

Continua depois da publicidade



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.154

Podcast

Ventos podem chegar a 80 km/h na região

Ventos podem chegar a 80 km/h na região

Publicado 07/11/2025 16:29



TV DIARINHO


😎🎶 FINDE TÁ ON | De Veigh e Djonga até Daniel: o fim de semana promete em Floripa e região! Tem comédia ...



Especiais

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

Inteligência, participação social e coordenação: como combater o crime sem chacinas

CHEGA DE CHACINAS!

Inteligência, participação social e coordenação: como combater o crime sem chacinas

Nascidos no caos climático

NOVA GERAÇÃO

Nascidos no caos climático

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

CLIMA

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência

ESCALA 6X1

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência



Blogs

Rubens Angioletti e Hilda Deolla demonstram espírito republicano

Blog do Magru

Rubens Angioletti e Hilda Deolla demonstram espírito republicano

Admitiu

Blog do JC

Admitiu



Diz aí

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Bene!

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.