AGORA É LEI!
Lei proíbe cigarros em parques infantis de Santa Catarina
Multa para infratores é de R$ 840
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou o projeto de lei que proíbe o consumo de cigarros e derivados do tabaco em playgrounds do estado. A aprovação da Lei 18.897/2024 aconteceu nesta semana.
Agora, quem for pego descumprindo a lei pode receber multa de R$ 840. A proibição pretende garantir uma melhor qualidade de vida e dar bons exemplos às crianças.
A iniciativa partiu do deputado Jair Miotto (União). No texto original, o deputado propôs que a proibição do fumo abrangesse praças e parques públicos, mas por decisão da maioria ela acabou sendo restrita aos parques infantis.
De acordo com o parlamentar, a nova lei é um complemento da Lei Estadual 7.592/1989 que já proíbe o fumo em locais fechados. “Aqueles que buscam vida mais saudável, adultos, adolescentes, jovens e crianças, não devem ser obrigados a conviver com esse vício de outros, mesmo ao ar livre, que contém uma mistura de substâncias tóxicas”, avalia Miotto.
A nova proibição deve ser divulgada no site oficial do estado. Placas e informativos também devem ser instalados nos parques. A lei foi sancionada pelo governador Jorginho Mello (PL).
Continua depois da publicidade
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!