Medo em Cabeçudas

Moradores denunciam há três anos vizinho que anda com pitbulls soltos na praia

Homem é alvo de denúncias, multas e inquéritos, mas segue descumprindo a lei

Homem é flagrado diariamente andando com cães soltos na areia da praia 
(Foto: Reprodução)
Homem é flagrado diariamente andando com cães soltos na areia da praia (Foto: Reprodução)

Moradores de Cabeçudas, em Itajaí, relatam que continuam inseguros por causa da irresponsabilidade de um vizinho que circula pelo bairro com três cães da raça pitbull soltos As denúncias contra o morador vêm desde 2022. O cara já sofreu multas e virou alvo de inquérito policial, mas insiste na ilegalidade.

O caso já foi denunciado por vizinhos à Polícia Militar, ao Instituto Itajaí Sustentável (Inis), à Guarda Municipal e ao Ministério Público, que em 2023 abriu um procedimento preliminar ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O caso já foi denunciado por vizinhos à Polícia Militar, ao Instituto Itajaí Sustentável (Inis), à Guarda Municipal e ao Ministério Público, que em 2023 abriu um procedimento preliminar de investigação. Em fevereiro, a Associação Comunitária de Cabeçudas fez nova denúncia ao MP e o caso foi juntado ao processo que já tava rolando.

Continua depois da publicidade

No dia 19 de abril, a promotora Giselli Dutra determinou que o processo avance pra uma ação civil pública, considerando que as provas e documentos são suficientes para embasar medidas judiciais cabíveis. A associação também pede a responsabilização criminal do denunciado.

A decisão levou em conta que o homem segue circulando com os cães sem as guias e a “ineficácia das medidas adotadas pelo município de Itajaí e sua incapacidade em lidar com o caso que já se prolonga para mais de dois anos”.

A partir da nova denúncia da associação, a promotora ainda determinou o encaminhamento da representação ao 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Itajaí. Isso porque um guarda-vidas civil foi denunciado por desrespeitar moradores e negligenciar as queixas feitas  contra o tutor dos cães.

As denúncias contra o tutor dos animais são registradas há cerca de três anos, desde quando o homem foi morar na avenida Juvêncio Tavares do Amaral, a beira mar. A associação de moradores relata que ele tem cães das raças pitbull e american bully e que circula com os animais soltos pela praia.

Além disso, o cara xinga os vizinhos quando é questionado. “Desde que os moradores do bairro se depararam com os animais, têm chamado a atenção do tutor, ora denunciado, que responde a todos, inclusive a idosos, de forma arrogante e desrespeitosa, com expressões como “vai te fuder”, “vai cuidar da tua vida”, “vai tomar no cu”, revelando seu caráter agressivo”, diz a denúncia ao MP.

Cansados de denunciar

Mesmo com multas, inquéritos e notificações contra o tutor dos animais, a situação ainda não foi resolvida e o clima de insegurança traz preocupações aos moradores. Eles temem se manifestar publicamente, mas discutem a questão com a associação e no grupo da Rede de Vizinhos de Cabeçudas.

Os moradores também estão cansados de denunciar, após inúmeros BOs registrados. Há preocupação que alguma tragédia possa ocorrer, pois os cães são agressivos e circulam perto da creche do bairro. Banhistas e moradores têm medo de frequentar a praia. Em uma das ocasiões, um dos cães foi visto mordendo outro animal.

Continua depois da publicidade

“Esse problema já saiu de tudo que é aceitável sobre morar em sociedade. E, pior ainda, as autoridades não fazem nada”, relatou uma moradora. “Tenho três filhos e nós nos privamos de ir para praia ou temos que sair porque ele [tutor] diariamente solta os cachorros. E inúmeras vezes, quando tentamos falar com ele, ele é agressivo e arrogante”, conta.

A vizinha lembra que os próprios cachorros brigam entre si, em situações já presenciadas pelos moradores, e que um dos cães teria morrido nessas brigas. Quando é a namorada do tutor que passeia com os cachorros, os animais são levados na coleira, mas ainda sem focinheira.

“Vivemos com medo que uma tragédia ocorra. Uma tragédia pré-anunciada. E daí eu quero ver quem vai se responsabilizar”, alerta a moradora.

Continua depois da publicidade

A lei estadual 14.204/2007 proíbe a circulação de cães pitbull em locais públicos, como ruas e praças, e perto de hospitais e escolas. A circulação só é permitida com o uso de guias com enforcador e focinheiras.

Prestador de serviço morre após ataque de pitbulls em Floripa

Um homem morreu depois de ser atacado no quintal de uma casa, em Floripa, por quatro pitbulls. O ataque aconteceu perto das 10h de sábado, no bairro Ingleses, e mobilizou a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Continua depois da publicidade

A vítima, de 35 anos, teria ido à casa prestar um serviço quando os cachorros avançaram em grupo e só o largaram depois de morto.

Os vizinhos perceberam o ataque e tentaram dispersar os cachorros até dando tiros. Um dos pitbulls morreu e os outros dois ficaram feridos.

Os cachorros foram isolados pela PM para que o corpo fosse recolhido pela Polícia Científica. A tutora dos animais deve responder por homicídio culposo – quando não há intenção de matar.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173

Podcast

Floração de ipês cria espetáculo pelas ruas

Floração de ipês cria espetáculo pelas ruas

Publicado 11/09/2025 20:06



TV DIARINHO


🌸💜 CAMINHOS FLORIDOS! A temporada de florada dos ipês já começou em Itajaí e região, trazendo o charme ...



Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Blogs

TRE rejeita cassar prefeito de Penha e inelegibilidade do deputado Ivan Naatz

Blog do JC

TRE rejeita cassar prefeito de Penha e inelegibilidade do deputado Ivan Naatz

🌱 Desinflamação: o segredo para viver mais e melhor!

Espaço Saúde

🌱 Desinflamação: o segredo para viver mais e melhor!

Alimentação no setembro amarelo

Blog da Ale Françoise

Alimentação no setembro amarelo

Fashion week aqui

Blog da Jackie

Fashion week aqui



Diz aí

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Diz aí, Jorge Gastaldi!

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Humorista Jorge Gastaldi estará ao vivo no DIARINHO

ITAJAÍ

Humorista Jorge Gastaldi estará ao vivo no DIARINHO



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.