O Queijo Morro Azul, produzido em Pomerode, no Vale do Itajaí, foi eleito o melhor queijo do mundo neste mês de abril. A iguaria superou o famoso queijo Gruyère suíço no 3º Mundial do Queijo do Brasil, realizado em São Paulo. O vencedor disputou o ouro com quase 2 mil queijos, de 10 países diferentes.
No final de 2023, o Morro Azul já tinha sido premiado como melhor queijo da América Latina no World Cheese Awards, concurso realizado na Noruega. O produto é fabricado pela queijaria artesanal ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
No final de 2023, o Morro Azul já tinha sido premiado como melhor queijo da América Latina no World Cheese Awards, concurso realizado na Noruega. O produto é fabricado pela queijaria artesanal Pomerode Alimentos, e faz parte da linha Vermont Queijos Especiais.
Juliano e Bruno Mendes, irmãos e proprietários da Pomerode Alimentos, são os responsáveis pela receita do queijo, que leva o nome de um ponto turístico da cidade. O produto inclusive nasceu da primeira receita autoral dos irmãos.
“Com o tempo, a gente foi percebendo que o consumidor brasileiro está mudando, está mais interessado em produtos brasileiros criados aqui, está deixando de lado aquela história de que o importado é melhor”, explica Juliano.
Suave e cremoso
O Morro Azul é feito de leite de vaca, tem casca mofada e massa mole. Suas principais notas são amanteigadas e lácteas. O queijo é avaliado como suave e cremoso.
Durante 20 dias de maturação, o queijo de mofo branco é envolto em uma cinta de madeira, para se transformar no produto final. O queijo de 125g é encontrado por cerca de R$ 30.