Política
Carlos Humberto reúne apoio de toda a bancada do PL pra disputar a prefeitura de BC
Deputado diz que ainda vai buscar apoio de outros partidos da cidade, menos “os de esquerda”
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]




O deputado estadual Carlos Humberto (PL) tá longe de aceitar que pode não ser o candidato do PL a prefeito de BC nas eleições municipais. Ele se cercou do apoio dos colegas da bancada do PL na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) que anunciaram que estão fechados com CH.
Ao DIARINHO, CH garantiu que esse apoio é da bancada do PL e envolve todos os deputados estaduais da sigla que querem concorrer a uma vaga no executivo municipal nas eleições deste ano. “Os deputados estão unidos em torno das eleições que envolvem os deputados. Deputado Sorato, deputado Massoco, deputado Carlos Humberto e deputado Sargento Lima – essa é uma posição de bancada”, informou.
Continua depois da publicidade
O pacto da bancada foi informado em uma reunião nesta quarta-feira, na Assembleia Legislativa. Os parlamentares afirmaram que somente farão campanha em Balneário Camboriú se o candidato do PL for o deputado estadual Carlos Humberto. O mesmo ocorrerá nas cidades de Tubarão, Concórdia e Joinville, onde respectivamente Estener Soratto, Massoco e Sargento Lima se apresentam como pré-candidatos a prefeito.
Além de se cercar com o apoio dos deputados do PL na Alesc, CH disse ao DIARINHO que buscará apoio dentro do município de BC. O deputado diz que pretende conversar com todas as siglas, “menos com os de esquerda”.
Continua depois da publicidade
A posição de CH e da bancada do PL na Alesc vai de encontro ao que decidiu o governador Jorginho que é presidente estadual do PL e também ao que teria dito o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ambos teriam explicitado apoio ao candidato que o prefeito Fabrício Oliveira definir.
Anterior a este ato, o PL de BC fez um acordo com o MDB, que até então era oposição ao governo, para virar base de Fabrício em nome de uma aliança nas eleições deste ano.
Ao DIARINHO, o prefeito Fabrício Oliveira disse que o deputado Carlos Humberto não será candidato nem a prefeito e nem a vice na chapa do PL.
Sobre a movimentação de CH se mantendo como pré-candidato, Fabrício diz que ele não está cumprindo o acordo firmado com o grupo político. "Creio que o movimento seja para desarticular aquilo que ele mesmo acordou: que é cumprir seu mandato até o final, como a urna lhe conferiu", diz o prefeito de BC.

Está negociando
CH também não confirmou ao DIARINHO se pode rolar uma chapa pura do PL, a exemplo da definição de Itajaí, onde Robison Coelho e Rubens Angioletti firmaram um acordo para o PL sair sozinho nas eleições, tendo Robison como candidato a prefeito e Angioletti como vice-prefeito nas eleições deste ano.
No entanto, ele alegou que está em negociação com diversos presidentes municipais de partido, mas que por enquanto não faz ideia de quem seria o seu vice. “Eu tive conversa com o Lucas Gotardo e com o Rudis Cabral. Eu tenho uma proximidade muito grande com o Partido Novo, do Lucas, e com a Democracia Cristã, do Rudis. Mas tenho ligado, tenho portas abertas para todo e qualquer partido, menos com os partidos de esquerda, o PT, PSOL, mas os outros partidos estão todos no jogo”, adiantou.
Continua depois da publicidade