Viralizou nas redes sociais um vídeo do carioca Jair Renan Bolsonaro, filho 04 do ex-presidente Jair Bolsonaro, se dizendo “catarinense por opção”. Na gravação, o recém-filiado ao PL aparece comentando um vídeo do vereador de Balneário Camboriú Eduardo Zanatta e da ex-senadora Ideli Salvatti, ambos do PT. “Vou fazer um convite pra vocês: vão pra Venezuela. Lá sim vocês vão ter a democracia que tanto querem”, discursa Renanzinho.
O vídeo comentado por Renan gerou polêmica após uma fala de Ideli Salvatti. Ela, que é paulista mas já foi senadora por Santa Catarina, e o vereador de BC, Eduardo Zanatta, entregaram ...
O vídeo comentado por Renan gerou polêmica após uma fala de Ideli Salvatti. Ela, que é paulista mas já foi senadora por Santa Catarina, e o vereador de BC, Eduardo Zanatta, entregaram uma homenagem do Instituto Humaniza SC ao padre Júlio Lancellotti, conhecido pelos trabalhos sociais e pela defesa de pautas dos direitos humanos na capital paulista.
Na ocasião, a ex-senadora falou que sofre muito aqui em Santa Catarina “lutando contra àqueles que pregam o ódio, a violência, a discriminação, apesar do estado ser lindo”. Ela ainda disse que SC tem o maior número de células nazistas em funcionamento do Brasil.
A fala de Ideli não caiu bem entre os políticos catarinenses, e foi comentada por Renan Bolsonaro, pré-candidato a vereador por Balneário Camboriú. Comentando o caso, Renanzinho aproveitou a deixa: “mais uma vez, o PT e seus companheiros falando mal de SC, de Balneário. Ainda mais esse vereadorzinho da esquerda, que vocês tanto conhecem, o tal de Zanatta. Vou fazer um convite pra vocês, vão pra Venezuela. Lá sim vocês vão ter a democracia que tanto querem. E outra coisa, sabe por que eles falam tão mal de Santa Catarina? Porque somos um povo trabalhador e honesto. Por isso que eu saí do Rio de Janeiro e vim pra cá? Porque essa cidade aqui e todo estado é maravilhoso. Tá ok? Mandar um forte abraço. E tamo junto com patriotas sulistas”. Na legenda da postagem, que soma mais de 88,5 mil visualizações e ultrapassa 730 comentários, Renan ainda mandou: “sou catarinense por opção”.
Fala infeliz
A fala de Ideli também foi pauta na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O deputado Edilson Massocco (PL) comentou na terça-feira: “vejam a fala dessa senhora que infelizmente foi senadora, foi deputada estadual e prestou um desserviço muito grande para o estado. Graças a Deus este estado nunca foi governado pelo PT. O único estado com nome de mulher e ter de ouvir uma mulher falar essas coisas”.
Ex senadora
Ideli Salvatti nasceu em São Paulo. Ela é professora de física aposentada, com formação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e filiada ao Partido dos Trabalhadores. Foi deputada estadual de Santa Catarina por dois mandatos: 1995-1999 e 1999-2003. Também foi senadora por Santa Catarina entre 2003 e 2011.
O DIARINHO fez contato com a assessoria do vereador Eduardo Zanatta, mas não teve retorno até o fechamento da matéria. A reportagem também tentou contato com Jair Renan e Ideli Salvatti, mas nenhum dos dois comentou o assunto.
Renanzinho é réu
A Justiça do Distrito Federal acatou a denúncia apresentada Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) contra Jair Renan Bolsonaro e agora o filho 04 é réu por falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de dinheiro.
Ele é acusado de fraudar declarações para conseguir empréstimos bancários. O caso corre em sigilo.