Prometidos desde o início da nova concessão do Sistema de Ônibus Local (Sol), em outubro de 2023, os novos abrigos de ônibus de Itajaí ainda não saíram do papel. Toda a parte de infraestrutura do serviço entre terminais, estações, sinalização e abrigos é de responsabilidade da prefeitura. No momento, ainda são feitas a pintura e a colocação de placas informando quais são os pontos de parada.
Os passageiros seguem esperando os busões em pé, na chuva ou no sol, na maioria dos pontos. Em alguns trajetos sem abrigos, marquises de lojas são usadas como proteção até a chegada dos ...
Os passageiros seguem esperando os busões em pé, na chuva ou no sol, na maioria dos pontos. Em alguns trajetos sem abrigos, marquises de lojas são usadas como proteção até a chegada dos ônibus. Segundo dados da prefeitura até o ano passado, o sistema de transporte contava com 1360 paradas, das quais apenas 350 (25%) com abrigos instalados.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itajaí informou que a instalação dos abrigos aguarda a contratação da empresa que será responsável pelo serviço. O resultado da licitação dos abrigos já saiu, mas a secretaria explica que está chamando a 5ª colocada porque nenhuma empresa se enquadrou nos prazos e exigências do edital.
“No entanto, a secretaria de Obras autorizou 115 abrigos que tinham registro de preço. Os profissionais seguem realizando a marcação de 200 paradas com sinalização vertical e horizontal”, alegou a secretaria.
Neste momento, nem todas as paradas terão abrigos, mas o projeto prevê a estrutura nos novos pontos. São três modelos previstos de abrigos, com cobertura, banco de madeira e parede de vidro.
Outro processo de licitação em andamento trata dos serviços de engenharia que envolvem as calçadas e que deve ser publicado em breve. O novo sistema de transporte coletivo também prevê licitações para as estações, que vão combinar acessibilidade, bicicletários, abrigos e totens com wi-fi. No total, serão 27 estações que permitirão novas conexões com o sistema. Os atuais terminais também receberão melhorias.
Sinalizando 200 paradas de ônibus
A Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) tá fazendo a sinalização de 200 paradas de ônibus. O trabalho envolve a colocação de placas indicativas aos passageiros e motoristas e a pintura dos pontos, com marcações no chão.
O serviço leva em conta o mapeamento das paradas feito pela secretaria de Urbanismo e o consórcio Atalaia, concessionária do serviço.
Os pontos atendem 26 linhas no novo transporte público de Itajaí. Desde o início do sistema, houve criação de novas linhas e ampliação de horários, além de adequações nos trajetos, atendendo solicitações dos usuários.
Outras alterações ainda são pedidas, como novos horários para os bairros São Roque e Canhanduba e mais ônibus aos finais de semana.