LIMPA PÁTIOS
Operação vai mandar pra sucata mil veículos apreendidos em Itajaí
Ação já passou por 30 cidades pra eliminar focos do mosquito da dengue em pátios de veículos
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Cerca de mil veículos serão amassados e retirados do pátio de veículos apreendidos de Itajaí por meio da operação Limpa-Pátios, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SC), para eliminação de focos do mosquito da dengue.
A operação teve início na tarde de terça-feira e foi acompanhada pelo presidente do Detran, Kennedy Nunes, e a secretária estadual de Saúde, Carmem Zanotto, no pátio Resgate Imediato, na avenida Reinaldo Schmithausen, no bairro Cordeiros. O presidente do Detran lembrou, durante o acompanhamento do mutirão, que Itajaí tem um dos maiores pátios de Santa Catarina. "Vamos tirar daqui quase o dobro do número de veículos de Joinville. Em um local que está acontecendo muitas mortes", apontou Kennedy.
A operação está sendo feita em parceria com a Associação de Pátios de Veículos Apreendidos e Reboques do Estado de Santa Catarina nos 310 pátios estaduais, incluindo os da PRF, de prefeituras e de delegacias de polícia. Nos pátios estão veículos com demandas judiciais, apreendidos pela polícia e que aguardam para ir a leilão ou para serem amassados e virarem sucata.
Em Itajaí, ação ocorre no pátio da empresa Resgate Imediato, que recebe veículos apreendidos pelo município e pela Polícia Civil. Antes de serem levados pra virar sucata, os carros tiveram os pneus retirados também pra reciclagem.
Outras cidades
A próxima etapa da operação está marcada para os municípios de Porto Belo e Ascurra. Depois, a campanha vai para o sul do estado.
Até o momento, já foram destruídos e destinados à reciclagem 7.449 veículos, entre carros, motos e caminhões, em pátios de 30 municípios catarinenses, incluindo Itapema e Balneário Camboriú.
Para agilizar a liberação dos veículos com restrições judiciais, o Detran/SC também firmou um convênio com o Tribunal de Justiça neste mês. A parceria vale pra veículos apreendidos que iriam a leilão e para aqueles que seriam destinados à destruição e reciclagem. Com a medida, cerca de 8 mil veículos poderão ser retirados dos pátios.