A faixa etária para a vacinação contra a dengue foi ampliada para crianças e adolescentes de até 14 anos em Santa Catarina. A medida foi anunciada pela secretaria de estado da Saúde para tentar agilizar a imunização.
Do início da campanha de vacinação até a semana passada, apenas 17,5% das crianças entre 10 e 11 anos receberam a primeira dose do imunizante. Foram apenas 5095 crianças vacinadas, de ...
Do início da campanha de vacinação até a semana passada, apenas 17,5% das crianças entre 10 e 11 anos receberam a primeira dose do imunizante. Foram apenas 5095 crianças vacinadas, de um público-alvo de 29.099. Com a ampliação, o público sobe para 71.468. A meta recomendada pelo Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% do público total.
João Augusto Brancher Fuck, diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), afirma que o cenário da dengue em Santa Catarina é bastante preocupante, e destaca a importância da participação da população no combate à doença através da vacinação, assim como na limpeza de locais que possam ser criadouros do mosquito Aedes aegypti. “O nosso apelo é para que os pais levem seus filhos para vacinar e evitem que eles adoeçam”, explica o diretor.
As vacinas contra a dengue chegaram a Santa Catarina no dia 22 de fevereiro e foram distribuídas entre 13 cidades com base em critérios do Ministério da Saúde. A vacinação começou em Joinville, cidade mais afetadoa pela doença, no dia 24 de fevereiro.
Já nas cidades de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Schroeder a imunização iniciou entre os dias 26 e 27 de fevereiro.
A vacina contra a dengue é aplicada em um esquema de duas doses, com um intervalo de três meses. Para consultar locais e horários de vacinação, os pais e responsáveis devem fazer contato com a secretaria de Saúde da cidade onde moram.