O Ministério das Relações Exteriores confirmou ao DIARINHO, nessa sexta-feira, que o presidente da França, Emmanuel Macron, não passará por Itajaí em sua viagem ao Brasil no final do mês de março. Ele vem a Itaguaí, que fica no estado do Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
O DIARINHO já tinha anunciado na noite de quinta-feira que a vinda para Itajaí teria sido um erro cometido pela RFI, rádio pública francesa de notícias, que anunciou a passagem de Macron ...
O DIARINHO já tinha anunciado na noite de quinta-feira que a vinda para Itajaí teria sido um erro cometido pela RFI, rádio pública francesa de notícias, que anunciou a passagem de Macron por quatro cidades brasileiras, entre elas Itajaí, no litoral catarinense. A confusão ocorreu provavelmente por conta das pronúncias similares: Itaguaí (RJ) e Itajaí (SC).
Continua depois da publicidade
O Itamaraty, em contato com o DIARINHO nesta sexta, confirmou que Macron passará pelo município de Itaguaí, litoral do Rio de Janeiro, onde são construídos submarinos convencionais e de propulsão nuclear. O trabalho é fruto da cooperação bilateral tecnológica entre os dois países.
A visita atende convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que chamou Macron para visitar o Brasil e o estaleiro do RJ, onde são construídos os submarinos Scorpene, que têm origem francesa.
Continua depois da publicidade
A confusão, que chegou a alegrar os catarinenses, foi feita pela informação repassada à imprensa brasileira pelo site da RFI. O site da rádio pública de notícias da França informou que Macron visitará quatro cidades brasileiras, entre os dias 26 e 28 de março.
Macron chegará ao Brasil por Belém (PA), onde será a conferência ambiental COP25, e deve ser recebido por Lula. Depois, visita Itaguaí (RJ) e não Itajaí, seguindo para Brasília e encerrando seu roteiro de visitas oficiais em São Paulo. Mas esse roteiro ainda precisa ser confirmado.