ITAJAÍ
Dia único para agendamento de consultas lotou UBS Centro-Vila
Paciente conta que ficou mais de quatro horas na fila
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A Unidade Básica de Saúde Centro-Vila, no bairro Vila Operária, em Itajaí, amanheceu lotada na quinta-feira. O postinho estabeleceu que o primeiro dia do mês era exclusivo para todos os agendamentos do mês seguinte, segundo a paciente Anelise Pereira, o que causou uma grande fila de pacientes e um tempo de espera de mais de quatro horas.
Anelise, que tem 53 anos e é massoterapeuta, mora na Vila Operária e conta que a demora para atendimento no postinho é comum há mais de três meses. Nesta quinta, a mulher retirou a senha de número 270 às 7h30, mas até 11h não tinha sido atendida.
“Aqui tem crianças, idosos e gente com doenças crônicas. Todos esperando para tentar encontrar uma consulta para março, porque depois desta data acabam as vagas de consulta”, contou ao DIARINHO.
A Secretaria de Saúde de Itajaí confirmou que a demora foi resultado da abertura da agenda para consultas médicas em março em um único dia de fevereiro. A secretaria afirma que desconhecia a prática e reforçou que não orienta os profissionais a fazer agendamentos em um só dia.
Na quinta duas gestoras foram até o local para verificar a situação, orientar e adotar as medidas necessárias. A prefeitura propôs o uso de agendamento conforme a demanda. A proposta está em adaptação pelo posto. A superlotação de quinta ainda motivou a secretaria a reforçar o posto com mais uma equipe com médico, enfermeiro e atendente de recepção.