SANTA CATARINA

Pesquisa inédita no Brasil estuda uso de óleos naturais contra o mosquito da dengue

Resultados iniciais indicam que as substâncias podem repelir mosquitos e matar larvas

Três espécies de plantas demonstraram ações larvicidas e repelentes ao Aedes aegypti
(Foto: Divulgação)
Três espécies de plantas demonstraram ações larvicidas e repelentes ao Aedes aegypti (Foto: Divulgação)

O combate ao mosquito da dengue pode ganhar um novo aliado por meio de pesquisa catarinense inédita no país. Trata-se de estudo de pesquisadores da Universidade Comunitária da Região de  Chapecó (Unochapecó), que identifica os efeitos de óleos naturais contra o Aedes aegypti. A pesquisa trabalha com óleos essenciais de plantas presentes em Santa Catarina e em outros estados.

Continua depois da publicidade

Os resultados até agora são promissores, conforme anunciou a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), que financia o projeto em fase de conclusão. Os extratos ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Os resultados até agora são promissores, conforme anunciou a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), que financia o projeto em fase de conclusão. Os extratos naturais das plantas demonstraram efeito tanto para repelir o mosquito da dengue quanto para eliminar as larvas.

Continua depois da publicidade

Pelo menos três espécies de plantas demonstraram ações larvicidas e repelentes ao Aedes aegypti. Óleos essenciais extraídos da unha-de-gato e da casca d’anta apresentaram destaque em efeitos contra as larvas do mosquito. Já o óleo extraído do crisântemo demonstrou efeito repelente.

As larvas do Aedes aegypti usadas na pesquisa foram criadas em laboratório. Os estudos são conduzidos por professores e alunos dos programas de pós-graduação em Ciências da Saúde e Ciências Ambientais da Unochapecó.

Continua depois da publicidade

Genética dos vírus

Uma nova fase da pesquisa prevê a identificação genética dos tipos de vírus que estão presentes no mosquito. “Quando a pessoa adoece é feito um exame para saber qual vírus a atacou. Temos a identificação no sujeito doente, mas não no vetor. Em Santa Catarina, não temos estudos divulgados sobre a identificação dos vírus que estão nos mosquitos”, informa a professora Maria Assunta Busato.

Há quatro tipos de vírus em circulação no Brasil, sendo o tipo 2 o mais presente. Além da produção dos repelentes e dos larvicidas a partir de produtos naturais, as próximas etapas do projeto também preveem novas ferramentas de comunicação social sobre a doença e capacitações para profissionais da rede de saúde.

Diagnóstico da doença

Além do efeito dos óleos contra o mosquito, a pesquisa também chegou a um diagnóstico sobre a doença. O resultado preliminar aponta para o crescimento do número de casos e de mortes por dengue em Santa Catarina. Os fatores mudam de município para município. Cidades com maiores índices de saneamento básico e de Desenvolvimento Humano (IDH), por exemplo, são menos afetadas pela dengue.

Inicialmente restrita a Santa Catarina, a pesquisa avançou para mais de 1500 municípios da fronteira brasileira, em parceria com a Universidad Nacional de Misiones, na Argentina.

“A dengue não é um problema só do Brasil. O mosquito não obedece fronteiras”, disse a líder do trabalho, professora Maria Assunta Busato. Os estudos levam em consideração dados da Vigilância Epidemiológica do estado e dos municípios, além do sistema do SUS (Datasus).

Continua depois da publicidade

Estado cria Grupo de Ações Coordenadas

O primeiro caso de dengue em solo catarinense foi registrado em 2011. Em 2024, há mais de 4000 casos prováveis, sendo 900% a mais que no mesmo período do ano passado. Uma morte pela doença já foi confirmada, em Joinville, cidade que está entre as 13 da região Norte a ser atendida pela primeira remessa de vacina do governo federal.

No estado, mais de 5000 focos do mosquito Aedes aegypti foram localizados em 186 municípios. Diante do quadro, a Secretaria de Estado da Saúde anunciou na semana passada novas medidas contra a doença. Além de criar o Grupo de Ações Coordenadas, o governo determinou uma força-tarefa institucional, envolvendo diversos órgãos e pastas.

“Estamos nos antecipando. O calor e as chuvas contribuem para o aumento dos casos e precisamos unir esforços. Além dos repasses que estão previstos, toda a estrutura de governo vai se envolver nessa prevenção”, destacou o governador Jorginho Mello (PL).






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.122


TV DIARINHO


🚍📑 TRANSPORTE EM PAUTA! A licitação que vai definir a empresa responsável pelo transporte coletivo de ...



Especiais

Como a trama de Jair e Eduardo com os EUA levou ao indiciamento da PF

Lei Magnitsky

Como a trama de Jair e Eduardo com os EUA levou ao indiciamento da PF

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

PL 2628

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Varginha

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

“Macho para quem?”

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

Nova via de Belém que não nasceu com COP30

Avenida Liberdade

Nova via de Belém que não nasceu com COP30



Blogs

Feira de games antigos terá nomes de fora do Brasil em 2025

A bordo do esporte

Feira de games antigos terá nomes de fora do Brasil em 2025

🌱 Jejum Intermitente: Mito ou Estratégia de Saúde?

Espaço Saúde

🌱 Jejum Intermitente: Mito ou Estratégia de Saúde?

Intestino

Blog da Ale Françoise

Intestino

O ex-prefeito Fabrício Oliveira (PL), vai ter indenizar o Glauco Piai 

Blog do JC

O ex-prefeito Fabrício Oliveira (PL), vai ter indenizar o Glauco Piai 



Diz aí

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Diz aí, Jorge Gastaldi!

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Humorista Jorge Gastaldi estará ao vivo no DIARINHO

ITAJAÍ

Humorista Jorge Gastaldi estará ao vivo no DIARINHO

"Nossa alfândega é a segunda em movimentação e, em arrecadação, só perde para Santos"

Diz aí, André Bueno!

"Nossa alfândega é a segunda em movimentação e, em arrecadação, só perde para Santos"

Delegado da Receita Federal de Itajaí será o entrevistado do “Diz aí”

DIZ AÍ

Delegado da Receita Federal de Itajaí será o entrevistado do “Diz aí”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.