SANTA CATARINA

Pesquisa inédita no Brasil estuda uso de óleos naturais contra o mosquito da dengue

Resultados iniciais indicam que as substâncias podem repelir mosquitos e matar larvas

Três espécies de plantas demonstraram ações larvicidas e repelentes ao Aedes aegypti
(Foto: Divulgação)
Três espécies de plantas demonstraram ações larvicidas e repelentes ao Aedes aegypti (Foto: Divulgação)

O combate ao mosquito da dengue pode ganhar um novo aliado por meio de pesquisa catarinense inédita no país. Trata-se de estudo de pesquisadores da Universidade Comunitária da Região de  Chapecó (Unochapecó), que identifica os efeitos de óleos naturais contra o Aedes aegypti. A pesquisa trabalha com óleos essenciais de plantas presentes em Santa Catarina e em outros estados.

Os resultados até agora são promissores, conforme anunciou a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), que financia o projeto em fase de conclusão. Os extratos ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Os resultados até agora são promissores, conforme anunciou a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), que financia o projeto em fase de conclusão. Os extratos naturais das plantas demonstraram efeito tanto para repelir o mosquito da dengue quanto para eliminar as larvas.

Continua depois da publicidade

Pelo menos três espécies de plantas demonstraram ações larvicidas e repelentes ao Aedes aegypti. Óleos essenciais extraídos da unha-de-gato e da casca d’anta apresentaram destaque em efeitos contra as larvas do mosquito. Já o óleo extraído do crisântemo demonstrou efeito repelente.

As larvas do Aedes aegypti usadas na pesquisa foram criadas em laboratório. Os estudos são conduzidos por professores e alunos dos programas de pós-graduação em Ciências da Saúde e Ciências Ambientais da Unochapecó.

Genética dos vírus

Uma nova fase da pesquisa prevê a identificação genética dos tipos de vírus que estão presentes no mosquito. “Quando a pessoa adoece é feito um exame para saber qual vírus a atacou. Temos a identificação no sujeito doente, mas não no vetor. Em Santa Catarina, não temos estudos divulgados sobre a identificação dos vírus que estão nos mosquitos”, informa a professora Maria Assunta Busato.

Há quatro tipos de vírus em circulação no Brasil, sendo o tipo 2 o mais presente. Além da produção dos repelentes e dos larvicidas a partir de produtos naturais, as próximas etapas do projeto também preveem novas ferramentas de comunicação social sobre a doença e capacitações para profissionais da rede de saúde.

Diagnóstico da doença

Além do efeito dos óleos contra o mosquito, a pesquisa também chegou a um diagnóstico sobre a doença. O resultado preliminar aponta para o crescimento do número de casos e de mortes por dengue em Santa Catarina. Os fatores mudam de município para município. Cidades com maiores índices de saneamento básico e de Desenvolvimento Humano (IDH), por exemplo, são menos afetadas pela dengue.

Inicialmente restrita a Santa Catarina, a pesquisa avançou para mais de 1500 municípios da fronteira brasileira, em parceria com a Universidad Nacional de Misiones, na Argentina.

Continua depois da publicidade

“A dengue não é um problema só do Brasil. O mosquito não obedece fronteiras”, disse a líder do trabalho, professora Maria Assunta Busato. Os estudos levam em consideração dados da Vigilância Epidemiológica do estado e dos municípios, além do sistema do SUS (Datasus).

Estado cria Grupo de Ações Coordenadas

O primeiro caso de dengue em solo catarinense foi registrado em 2011. Em 2024, há mais de 4000 casos prováveis, sendo 900% a mais que no mesmo período do ano passado. Uma morte pela doença já foi confirmada, em Joinville, cidade que está entre as 13 da região Norte a ser atendida pela primeira remessa de vacina do governo federal.

Continua depois da publicidade

No estado, mais de 5000 focos do mosquito Aedes aegypti foram localizados em 186 municípios. Diante do quadro, a Secretaria de Estado da Saúde anunciou na semana passada novas medidas contra a doença. Além de criar o Grupo de Ações Coordenadas, o governo determinou uma força-tarefa institucional, envolvendo diversos órgãos e pastas.

“Estamos nos antecipando. O calor e as chuvas contribuem para o aumento dos casos e precisamos unir esforços. Além dos repasses que estão previstos, toda a estrutura de governo vai se envolver nessa prevenção”, destacou o governador Jorginho Mello (PL).



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.86


TV DIARINHO


😰🐈 GATOS SEM CASA | Após a demolição de uma casa, 16 gatos ficaram sem abrigo e seguem vivendo na região ...



Especiais

Fora das redes, doações para projetos caem e fiéis querem ajuda do Vaticano

Padre Júlio

Fora das redes, doações para projetos caem e fiéis querem ajuda do Vaticano

O cultivo de maconha começa a sair do armário no Brasil

MACONHA MEDICINAL

O cultivo de maconha começa a sair do armário no Brasil

O caso banco Master e as controvérsias do ministro Dias Toffoli no STF desde o Mensalão

BANCO MASTER

O caso banco Master e as controvérsias do ministro Dias Toffoli no STF desde o Mensalão

“Justiça não foi feita”, diz mãe que perdeu os filhos no desastre da Vale em Brumadinho

SETE ANOS

“Justiça não foi feita”, diz mãe que perdeu os filhos no desastre da Vale em Brumadinho

Ibama nega licença prévia e barra projeto de maior termelétrica do país, no interior de SP

PROJETO BARRADO

Ibama nega licença prévia e barra projeto de maior termelétrica do país, no interior de SP



Blogs

Inventário do que Não Foi Guardado

VersoLuz

Inventário do que Não Foi Guardado

YCI completa 70 anos

A bordo do esporte

YCI completa 70 anos

O que realmente adoece as pessoas hoje?

Espaço Saúde

O que realmente adoece as pessoas hoje?

Treta na Emasa

Blog do JC

Treta na Emasa



Diz aí

“Eu virei turista com a Tante [Lolli] e gostei da profissão”

DIZ AÍ, Dagoberto!

“Eu virei turista com a Tante [Lolli] e gostei da profissão”

“O feminicídio acontece simplesmente pelo fato de a mulher ser mulher”

Diz aí, Regina!

“O feminicídio acontece simplesmente pelo fato de a mulher ser mulher”

“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”

Diz aí, pastor!

“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”

Diz aí, Juliana!

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”

Diz aí, Bento!

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.