SANTA CATARINA

Pesquisa inédita no Brasil estuda uso de óleos naturais contra o mosquito da dengue

Resultados iniciais indicam que as substâncias podem repelir mosquitos e matar larvas

Três espécies de plantas demonstraram ações larvicidas e repelentes ao Aedes aegypti
(Foto: Divulgação)
Três espécies de plantas demonstraram ações larvicidas e repelentes ao Aedes aegypti (Foto: Divulgação)

O combate ao mosquito da dengue pode ganhar um novo aliado por meio de pesquisa catarinense inédita no país. Trata-se de estudo de pesquisadores da Universidade Comunitária da Região de  Chapecó (Unochapecó), que identifica os efeitos de óleos naturais contra o Aedes aegypti. A pesquisa trabalha com óleos essenciais de plantas presentes em Santa Catarina e em outros estados.

Os resultados até agora são promissores, conforme anunciou a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), que financia o projeto em fase de conclusão. Os extratos ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Os resultados até agora são promissores, conforme anunciou a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), que financia o projeto em fase de conclusão. Os extratos naturais das plantas demonstraram efeito tanto para repelir o mosquito da dengue quanto para eliminar as larvas.

Continua depois da publicidade

Pelo menos três espécies de plantas demonstraram ações larvicidas e repelentes ao Aedes aegypti. Óleos essenciais extraídos da unha-de-gato e da casca d’anta apresentaram destaque em efeitos contra as larvas do mosquito. Já o óleo extraído do crisântemo demonstrou efeito repelente.

As larvas do Aedes aegypti usadas na pesquisa foram criadas em laboratório. Os estudos são conduzidos por professores e alunos dos programas de pós-graduação em Ciências da Saúde e Ciências Ambientais da Unochapecó.

Genética dos vírus

Uma nova fase da pesquisa prevê a identificação genética dos tipos de vírus que estão presentes no mosquito. “Quando a pessoa adoece é feito um exame para saber qual vírus a atacou. Temos a identificação no sujeito doente, mas não no vetor. Em Santa Catarina, não temos estudos divulgados sobre a identificação dos vírus que estão nos mosquitos”, informa a professora Maria Assunta Busato.

Há quatro tipos de vírus em circulação no Brasil, sendo o tipo 2 o mais presente. Além da produção dos repelentes e dos larvicidas a partir de produtos naturais, as próximas etapas do projeto também preveem novas ferramentas de comunicação social sobre a doença e capacitações para profissionais da rede de saúde.

Diagnóstico da doença

Além do efeito dos óleos contra o mosquito, a pesquisa também chegou a um diagnóstico sobre a doença. O resultado preliminar aponta para o crescimento do número de casos e de mortes por dengue em Santa Catarina. Os fatores mudam de município para município. Cidades com maiores índices de saneamento básico e de Desenvolvimento Humano (IDH), por exemplo, são menos afetadas pela dengue.

Inicialmente restrita a Santa Catarina, a pesquisa avançou para mais de 1500 municípios da fronteira brasileira, em parceria com a Universidad Nacional de Misiones, na Argentina.

Continua depois da publicidade

“A dengue não é um problema só do Brasil. O mosquito não obedece fronteiras”, disse a líder do trabalho, professora Maria Assunta Busato. Os estudos levam em consideração dados da Vigilância Epidemiológica do estado e dos municípios, além do sistema do SUS (Datasus).

Estado cria Grupo de Ações Coordenadas

O primeiro caso de dengue em solo catarinense foi registrado em 2011. Em 2024, há mais de 4000 casos prováveis, sendo 900% a mais que no mesmo período do ano passado. Uma morte pela doença já foi confirmada, em Joinville, cidade que está entre as 13 da região Norte a ser atendida pela primeira remessa de vacina do governo federal.

Continua depois da publicidade

No estado, mais de 5000 focos do mosquito Aedes aegypti foram localizados em 186 municípios. Diante do quadro, a Secretaria de Estado da Saúde anunciou na semana passada novas medidas contra a doença. Além de criar o Grupo de Ações Coordenadas, o governo determinou uma força-tarefa institucional, envolvendo diversos órgãos e pastas.

“Estamos nos antecipando. O calor e as chuvas contribuem para o aumento dos casos e precisamos unir esforços. Além dos repasses que estão previstos, toda a estrutura de governo vai se envolver nessa prevenção”, destacou o governador Jorginho Mello (PL).



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.110


TV DIARINHO


📹🚨 AGRESSÃO NA ESCOLA! Estudantes da escola cívico-militar no São Judas, em Itajaí, denunciaram abuso ...



Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Blogs

Flores que doem — sobre um haikai de primavera

VersoLuz

Flores que doem — sobre um haikai de primavera

Destrave o seu metabolismo, perca peso e emagreça!

Espaço Saúde

Destrave o seu metabolismo, perca peso e emagreça!

Um radar vivo na política itajaiense

Blog do Magru

Um radar vivo na política itajaiense

Luzes de Natal

Blog da Jackie

Luzes de Natal

Fala, Anna!

Blog do JC

Fala, Anna!



Diz aí

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.