Os moradores de Balneário Camboriú já estão utilizando o serviço de consultas on-line gratuitas com clínicos gerais. Com o projeto BC + Saúde, que iniciou na última segunda-feira, o atendimento é voltado para pacientes com sintomas leves, visando diminuir as filas nos pronto-atendimentos do município, em especial durante a temporada.
Para ter acesso ao serviço, basta entrar em contato com o número de WhatsApp 0800 888 6556. É recomendável que o paciente faça a conexão de um dispositivo com câmera frontal e acesso à ...
Para ter acesso ao serviço, basta entrar em contato com o número de WhatsApp 0800 888 6556. É recomendável que o paciente faça a conexão de um dispositivo com câmera frontal e acesso à internet. Em casos mais graves, a recomendação é a ida ao pronto-atendimento da Barra, das Nações ou do hospital Ruth Cardoso.
De segunda até a meia-noite de terça, nos dois primeiros dias de implantação da telemedicina, foram feitas 186 consultas por telefone, com tempo médio de espera de 17 minutos.
Atendimento
O primeiro passo do atendimento é a triagem, seguindo os mesmos moldes da presencial. Através de um questionário objetivo, a pessoa descreve seus sintomas e, em seguida, é encaminhada para uma fila de espera virtual e interativa, onde é possível saber quantas pessoas estão à frente.
Na hora do atendimento, o paciente recebe o link para falar com o médico e recebe seu diagnóstico, assim como a receita para os medicamentos que precisar. As consultas feitas por meio do BC+ Saúde entram no sistema integrado que está sendo implantado em toda rede de saúde de Balneário Camboriú.
Para as consultas, o investimento gira em torno dos R$ 170 mil por mês. A expectativa é de que o sistema também sirva em breve para que os pacientes consigam agendar consultas médicas de forma on-line.
“Já faz algum tempo que o nosso foco como saúde pública é mirar numa boa atenção primária para evitar o desenvolvimento de doenças que, no futuro, se tornem graves para o paciente. Ações como esta ajudam a desafogar as salas de urgência e emergência do município, fazendo com que o atendimento prestado àquele paciente mais grave seja mais minucioso e certeiro. Dessa forma, o pronto-atendimento presencial será utilizado por quem realmente precisa de cuidados urgentes”, acrescenta o prefeito Fabrício Oliveira (PL).