Recopa Catarinense abre a temporada de futebol no estado na noite desta terça-feira. Criciúma e Marcílio Dias se enfrentam a partir das 21h30, no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, disputando a taça. Quem vencer fica com o troféu e, em caso de empate, a disputa vai para os pênaltis.
O Marinheiro vai para a sua segunda Recopa seguida, por ter vencido a Copa Santa Catarina em 2023. Já o Tigre disputa a taça por ser o atual campeão catarinense. A novidade desta edição é a transmissão pelo SporTV/Premiere para todo o Brasil.
Mandante do jogo, o Criciúma fixou o valor do ingresso em R$ 200 (inteira) e R$ 100 (meia), já que possui 17 mil sócios e tem uma cota de apenas mil ingressos para vender para os seus torcedores.
O valor salgado causou muita reclamação dos marcilistas que irão ao setor de visitantes do estádio e terão que pagar o mesmo preço. Para contar com o apoio do seu torcedor na final, o rubro-anil sorteou 50 ingressos para os sócios na última sexta-feira.
Dentro de campo, o Marinheiro faz o seu primeiro jogo oficial no ano. A equipe realizou quatro jogos-treinos antes da estreia, vencendo Figueirense sub-20, Barra e Nação, e empatando com o próprio Nação no último teste antes da viagem para Criciúma.
“Estamos preparados para uma final. É uma conquista, é mais um título que pode vir para o Marcílio Dias, para Itajaí, e dá confiança aos jogadores. Nós sabemos quem vamos enfrentar, é a melhor equipe hoje no futebol catarinense, de Série A de Brasileiro. Nós também estamos preparados para jogar o estadual, mas estamos pensando exclusivamente no Criciúma, para fazer um grande jogo e ganhar a Recopa”, comenta o técnico Waguinho Dias.
Técnico contrariado
Do lado do Criciúma, a disputa da Recopa no início da temporada foi bastante criticada pelo técnico Claudio Tencati. Ele chegou a dizer que se o time sub-20 não estivesse disputando a Copa São Paulo de Futebol Júnior usaria a equipe de base contra o Marcílio nesta terça-feira.
O elenco principal do Criciúma se apresentou apenas no dia 28 de dezembro para iniciar a pré-temporada. A base do time que conquistou o acesso para a Série A do Brasileiro foi mantida. A principal contratação, até agora, é o atacante Renato Kayzer, de 27 anos, que foi emprestado pelo Fortaleza.