Arredores da igreja Matriz serão revitalizados com ajuda da iniciativa privada
Projeto executivo e parte da obra serão bancados pela Unimed Litoral
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Projeto deve englobar as áreas que não foram contempladas nas obras de urbanização do largo da Matriz
(foto: Joca Baggio)
Trabalho deve envolver a troca de todo o pavimento do estacionamento, remoção de canteiros laterais à igreja e lavação e pintura externa da Matriz
Trabalho deve envolver a troca de todo o pavimento do estacionamento, remoção de canteiros laterais à igreja e lavação e pintura externa da Matriz
Trabalho deve envolver a troca de todo o pavimento do estacionamento, remoção de canteiros laterais à igreja e lavação e pintura externa da Matriz
Trabalho deve envolver a troca de todo o pavimento do estacionamento, remoção de canteiros laterais à igreja e lavação e pintura externa da Matriz
A Unimed Litoral vai presentear a comunidade itajaiense com um projeto de revitalização do entorno da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento. A ideia partiu da artista plástica e arte-educadora Márcia D’Ávila e do presidente da Unimed Litoral Umberto João D’Ávila, com a chancela do vigário Eder Cláudio Celva. Um diagnóstico da situação e a elaboração do projeto executivo serão custeados pela Unimed, que também deve arcar com parte dos custos das obras.
Inicialmente, o projeto deve englobar as áreas externas que não foram contempladas com as obras de urbanização do largo da matriz, feitas há pouco mais de dois anos pela prefeitura de ...
Inicialmente, o projeto deve englobar as áreas externas que não foram contempladas com as obras de urbanização do largo da matriz, feitas há pouco mais de dois anos pela prefeitura de Itajaí.
O trabalho deve envolver a troca de todo o pavimento do estacionamento, remoção de canteiros laterais à igreja e lavação e pintura externa da Matriz. No entanto, é o estudo que vai apontar o que realmente precisa ser feito no local, assim como os respectivos custos.
“O entorno da praça da matriz foi cuidado pela municipalidade. No entanto, as áreas mais próximas, junto ao prédio, estão descuidadas”, explica a professora Márcia.
Para o padre Eder Celva, a iniciativa da professora Márcia e do presidente da Unimed resume o carinho que os itajaienses têm pela sua matriz. “Tanto a paróquia como toda a cidade vão lograr vantagens em sempre ter mais bem preservada esta belíssima obra de arquitetura”.
Cronograma
Os estudos serão feitos por uma equipe de engenheiros da empresa que executa as obras do hospital da Unimed de Itajaí, com previsão de conclusão para a primeira semana de janeiro. “Com esse estudo em mãos e o respectivo levantamento de custos, eu me comprometo a capitanear uma campanha junto a empresários locais para, junto com a Unimed, custear a execução das obras de revitalização”, promete o gestor da Unimed, Umberto D’Ávila.
O executivo considera a Igreja Matriz de Itajaí um patrimônio arquitetônico e histórico de grande valor para Itajaí e acredita que não seja difícil buscar os recursos necessários para o projeto junto ao empresariado local. “Acredito que em janeiro já estejamos com o diagnóstico e o levantamento de custos prontos e assim que as empresas voltarem do recesso vou eu mesmo fazer o trabalho de campo para levantar os recursos”, garante.
Além do projeto de revitalização de parte da área externa, a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento está com problemas estruturais que necessitam de reparos com a maior brevidade possível. Exemplo disso é o madeirame que sustenta o forro, que tem cupins, assim como as escadas de acesso às torres que, inclusive, já receberam alguns remendos. Outros problemas são infiltrações que podem comprometer a estrutura, assim como os vitrais, que precisam de manutenção. O vigário explica que a Fundação Cultural de Itajaí está elaborando um projeto de restauro que engloba também obras estruturais no interior da igreja. “Esse projeto prevê o restauro e reparos na arte pictórica, vitrais e também os problemas na estrutura”, explica o padre Eder.
Inclusive, o vigário diz que o termo de referência já está pronto e traz uma descrição completa da obra que deve ser executada com recursos da iniciativa privada, por meio de leis e mecanismos de apoio e fomento à cultura.
Histórica
A Igreja do Santíssimo Sacramento teve sua construção iniciada em 1941 e foi concluída em 1955. Sua arquitetura é neogótica, com arcos romanos e seis torres. Ao todo, 55 vitrais formam três séries de janelas e, sobre a entrada, está uma imensa rosácea vitral.
Parabéns a Unimed ! Grande empresas deveriam contribuir para uma cidade melhor . Quem sabe um dia teremos uma água tratada com ozônio como ocorre no primeiro mundo !
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.