CULTURA
Itajaí tem apresentação de dança com pegada feminista hoje e amanhã
O espetáculo Blasfêmea traz questionamentos pro palco da Itajaí Criativa
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
As pautas feministas, como igualdade de gênero, violência e liberdade sexual, viraram tema para um espetáculo de dança que será apresentado em Itajaí neste final de semana. A apresentação Blasfêmea pode ser conferida na residência artística Itajaí Criativa, no centro da cidade, às 19h de sábado e às 18h no domingo.
Os ingressos custam R$ 65 (inteira) e R$ 32,50 (meia entrada) e podem ser comprados pelo WhatsApp (47) 996681350 ou no Flow Dance Studio, na rua Alexandre Fleming. As apresentações são recomendadas para maiores de 16 anos.
O espetáculo é dirigido pelo professor e coreógrafo Bruno Godoy, em parceria com a bailarina Lídia Abreu. A coreografia traz momentos de provocações e questionamentos a igualdade de gênero, violência doméstica, misoginia e tabus relacionados à liberdade sexual feminina.
Polêmico e necessário, o espetáculo gira em torno da pergunta: “E se Deus fosse mulher?”. O conjunto de passos e notas musicais leva o público a refletir sobre a jornada feminina na sociedade contemporânea.
Para a bailarina Lídia Abreu, a experiência e o processo de construção da apresentação foi desafiadora e enriquecedora. Ela relembra que durante a montagem da apresentação, todas as participantes trocaram relatos e histórias que já aconteceram consigo a respeito do tema. “A dança é uma ferramenta capaz de comunicar mensagens e estabelecer diálogos. Assim buscamos expressar através dela a força e a resiliência femininas”.