A Polícia Militar de Balneário Camboriú passou a usar nesta semana uma nova tecnologia contra a criminalidade: o drone de reconhecimento facial. Com base no banco de dados, o equipamento pode reconhecer, por exemplo, foragidos da justiça e disparar alerta com a localização do procurado diretamente no celular ou nos relógios inteligentes (smartwatches) dos policiais militares.
Continua depois da publicidade
O uso da ferramenta foi testado no domingo durante a abertura da programação de Natal de BC. Os equipamentos serão utilizados principalmente em grandes eventos e operações das forças ...
O uso da ferramenta foi testado no domingo durante a abertura da programação de Natal de BC. Os equipamentos serão utilizados principalmente em grandes eventos e operações das forças de segurança.
Continua depois da publicidade
Cinco policiais militares da Agência de Inteligência estão aptos a usar a novidade. O drone será mais uma ferramenta de combate à criminalidade utilizada pela corporação na temporada de verão de BC. O município espera receber mais de um milhão de pessoas nas festas de fim de ano.
Continua depois da publicidade
“Hoje, nós temos a tecnologia de reconhecimento facial e o reconhecimento de placas de veículos. Nosso objetivo é fazer essa muralha eletrônica através de reconhecimento de placas e reconhecimento facial em toda a cidade”, explica o comandante da PM de BC, tenente-coronel Rafael Vicente.
O tenente-coronel destaca que a assertividade do drone varia conforme a distância do alvo e a luminosidade do local. Com um metro de distância, por exemplo, a assertividade dele é de 100%. “Mas é claro que não ficaremos a um metro do suspeito, então varia de acordo com a distância e a luminosidade – isso interfere bastante na questão de assertividade”, explicou.
O equipamento também capta imagens de pessoas desaparecidas do Banco Nacional de Pessoas Desaparecidas, onde há mais de 5 mil registros, e também ajuda a localizá-las.
Exibição prática
Para mostrar o funcionamento, o comandante Rafael cadastrou o seu rosto como suspeito no banco de dados da PM e fez um teste no pátio do batalhão da polícia.
Os policiais militares subiram o drone e, ao se aproximar de Rafael, pelo alto, o equipamento reconheceu o comandante como um foragido e emitiu o alerta à corporação com as notificações chegando no celular e nos relógios dos PMs. “Vamos usar os drones conforme a necessidade. Eles serão utilizados em ações específicas, principalmente durante os grandes eventos em Balneário Camboriú, na orla da praia”, completou.
O comandante ainda comenta que essa tecnologia já foi usada em Chapecó, na Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi), e também na Oktoberfest, de Blumenau, no mês de outubro. No litoral de Santa Catarina, será a primeira vez que os bandidos também serão fiscalizados pelas lentes dos drones.
Continua depois da publicidade